quinta-feira, 29 de abril de 2010

Hidratar, Nutrir e Reconstruir, faz a diferença!

Oi pipowww
Hoje vim dar uma suuuper dica que aprendi na comu Cabelos Cacheados (como muitas das coisas que sei sobre cabelo hoje e que tem cabelereiro que nem sonha - não que eu saiba demais não... é que ALGUNS cabelereiro sabe de menos!!)
O Ronaldo abriu um tópico dando esta dica que fez toda a diferença na hora de cuidar dos meus cabelos: os cabelos devem ser hidratados, nutridos e reconstruidos, necessariamente nesta ordem!!
** Este post é igual ao que coloquei no meu blog. Quiser conhecer meu blog, clique aqui.**
Hidratar consiste em repor a água perdida pelo fio.
Nutrir consiste em repor os nutrientes perdidos pelo fio.
Reconstruir consiste em repor os componentes estruturais perdidos pelo fio.

Sim, nossos fios tem tudo isso! e mais: TODOS os fios perdem TODOS esses itens, mesmo sem quimica alguma, seja pela ação do sol, do vento, do esfregar do pente, da água pelando que cai sobre a cabeça no inverno... ninguém tá livre não!! Quem dirá um fio com química eim? O que vai variar então, de um fio natural para um detonado pelas químicas é o intervalo entre estes tratamentos ok?

Hidratar é o mais básico, deve ser feito toda semana (pra cabelos cacheados e secos principalmente, cabelos oleosos podem abrir para 15 dias). Lembrando que esses "tempos" devem ser adaptados para cada cabelo, e isso só você poderá fazer!! A água é essencial na estrutura do fio, para que ele seja maleável e para que os próximos passos consigam atingir realmente o fio como um todo!

Nutrir também é muito importante, pode ser feito com menos freqüencia, novamente conforme a necessidade. O fio é composto por diversos nutrientes, e estes precisam ser repostos - mas vale também presar atenção na alimentação coisa que não tenho moral pra falar, já que quando o nutriente vem de dentro tem efeito mais rápido e duradouro! Deve vir depois da hidratação, pois é a água dos fios que levará os nutrientes aos pontos mais necessitados.

E por último, porém definitivamente não menos importante, Reconstruir. Este processo é ainda menos freqüente (cabelos sem quimica podem fazer uma vez por mês). Mas consiste em repor a parte estrutural como já falei. Ele pode ser feito com um creme específico ou com a cauterização, que usa de escova e prancha pra selar a cutícula e fazer o resultado durar mais tempo. Como essa fase vem pra finalizar o fio, preencher suas lacunas e deixá-lo reestruturado como sugere o nome, ela tem que ser feita realmente quando o fio já está hidratado e nutrido, pois segurará a água e os nutrientes dentro do fio. Se ao contrário, ela impedirá a entrada!

Sem desespero agora ok? Quais produtos? Bom, isso varia bastante, o negócio é sair testando. Procurem por produtos que sejam claros em que função estão agindo!

Vou agora dar meus exemplinhos do que to fazendo (não que meu cabelo seja exemplo pra ngm, longe disso afinal tem épocas que é um cruz-credo, mas também tem química demais aqui e eu não consigo escapar da água quente nesse frio que se instala aqui em Joinville!) só pra vcs se basearem ok?

hidratar: Lavo com shampoo Hair Dry da Amend, Máscara Matrix Biolage Colorcare (aquela que falei aqui), e condicino com condicionador de Cacau da Natura. Finalizo com creme pra pentear Ciocolate da Alfaparf ou Bafafá da Natura.
Opinião:
Shampoo Hair Dry da Amend - tem mais hidratantes, pretendo usar Pantene pra cachos depois.
Máscara Biolage - boa, mas não vou comprar de novo, pq quero algo ÓTIMO, principalmente se for pagar esse preço
Condicionador Cacau - adoro, vou comprar de novo, e provavelmente vou substituir a biolage acima pela máscara de cacau também.
Leave in Copulate - adoro, mas só tenho pq a Paty fracionou comigo, nem sei se é hidratante só mesmo, mas é muito bom! E o cheirinho de chocolate? uhmmm
Bafafá - Gosto também, mas não hidrata tanto quanto o Copulate... pretendo testar outros.


nutrir: Shampoo, ampola, condiocionador e leave in Nutrição Celular da Acquaflora.
shampoo Nutrição Celular: cheiroso, limpa beeeem! Se nuuutre sozinho não sei, mas é bom junto com o resto.
Opinião:
Ampola: fui testar a ampola justo quando fiz banho de brilho, então não fez o milagre de tirar o ressecamento que costumo ter qdo faço (pq faço então?? Nunca vejo resultado...). Mas é boa, não é tão liquida quando a maioria das ampolas, mas ainda prefiro máscaras.. pretendo comprar uma máscara pra usar nessa fase, se achar a máscara da mesma linha compro!
Condicionador: ótimo, derrete o cabelo, gostei mesmo!
Leave in: esse também ganhei da Paty, gostei muito, completa o tratamento!

reconstruir: Shampoo Seda Reconstrução Estrutural, Máscara Resgate Inteligente da Aroma do Campo, Condicionador Reconstrução Estrutural (Seda) e leave in Midollo, Alfaparf.
Opinião:
Shampoo RE Seda: bom. Nada demais na verdade.. vou ver se compro outro igual ou testo outra coisa.
Máscara Resgate Inteligente da Aroma do Campo: adorei!! Compro de novo na boa!!
Condicionador RE Seda: idem ao shampoo.
Leave in Midolo, Alfaparf: ótimo! Adoro o efeito que dá. Ganhei da Paty fracionado.



Considerações:
*Não necessariamente amo todos os produtos, to em fase de experimentação. Pretendo trocar pra testar, a não ser os que já peguei paixão e estão a meu alcane (cond. Cacau, cond. Nutrição Acquaflora, leave in Acquaflora)
*Notem que mtos dos produtos tenho fracionado da Paty: é uma boa dica achar por ai alguma amiga apaixonada por cabelo pra trocar produtos pra testar, assim vc não compra vidros inteiros pra descobrir que não gosta!! Mas diga-se de passagem que a Paty é muito phyna, então me passa produtos caros, e eu sou mais brejeira então acho que ela não tá muito no lucro - é um risco que se corre, né Paty?? rsrs
*Alguns produtos que citei são mais carinhos (mas a maioria ou ganhei pra testar ou a Paty fracionou comigo), mas existem versões mais baratas e que podem suprir as três fases tranquilamente.
*Todas as máscaras/ampolas que citei são de 3 minutos!! No inverno não tenho coragem de colocar touca e ficar horas com máscara na cabeça, dá preguiça de ficar tirando e colocando a roupa...rsrs... dai comprei assim de propósito!


Outra coisa: Eu, que tenho 2 relaxamentos, 3 progressivas, 1 permanente,  e luzes, tudo na mesma parte do cabelo (tem mais ou menos 5 dedos de cabelo natural, o resto tem essa coisarada ai), tenho feito o processo TODO toda semana! Ou seja: toda vez que lavo o cabelo faço um dos três processos (lavo dia sim, dia não), na ordem. Mas isso é pra mim, vai adequando a vc, ok?
*Achou muito produto pra um cabelo só?? Pra mim, o que mais afeta é a máscara. Se preferir, compre apenas um shampoo e um condicionador que vc goste, e use só as máscaras diferentes para cada parte do processo.

Obs.: Este post gigaaaaante é a reunião de informações tiradas da comu CC que já citei e de tudo que leio sobre cabelo, sou viciadassa, então não é fonte única e também pode ter coisa meio errada (já que a cabecinha aqui é meio oca)  em relação a parte de o que faz cada fase no seu cabelo e aos produtos pra cada fase.. mas sei que a ordem tá certa: hidratar, nutrir, reconstruir: não tem erro!!

Ain.. cansei! rsrs

Mas e vcs?? me contem o que usam, o que me indicam... se seguirem minhas dicas me contem os resultados!! vamos lá :)

Beijoks!

quinta-feira, 22 de abril de 2010




A moda agora é o natural
Cabelos escorridos, platinados, muito modelados... obtido através de um enorme sacrifício está totalmente fora de moda, agora a onda é o “parecer” natural, menos é mais.
É ótimo, pois para aquelas que modificavam extremamente seu cabelo eram escravas do secador, cabeleireiro, retocar a raiz a cada quinze dia...
As enroladas estão amando, Taís Araújo, Camila Pitanga, Eliane Giardini aderiram ao look.
Aliás há um grande mito que cabelo cacheado é difícil de se cuidar e muitas alisam por isso, sem saber que dessa forma o trabalho triplica. Este mito foi criado pelos padrões de beleza. Cabelo cacheado é o mais simples de fazer manutenção, é só ter um bom corte, hidratar semanalmente e finalizar com um bom leave-in dando forma aos cachos.
Quanto à coloração algumas mechas com dois tons mais claros do que a cor natural ou um tonalizante já deixa a madeixa antenada.
Vejo nas ruas mulheres com cabelo chapados e acho estranho, muitos deles a custa de muita chapinha e fios quebrados.


Tanto para um momento mais formal, quanto para um mais descontraído cabelos ondulados à La Gisele Büdchen é a melhor pegada.


Pra ter um cabelo leve e bonito siga esses passos:
1. Lavar.
2. Aplicar máscara, deixar o tempo indicado.
3. Enxaguar e condicionar.
4. Finalizar com um mousse, ativador de cachos (mesmo para as lisas) ou creme para pentear, escolha um com uma textura adequado ao seu tipo de cabelo, quanto mais seco mais encorpado, quanto mais oleoso mais fluido ou em gel. Dê uma boa amassada e deixe secar ao natural.
Rápido, simples e fácil... a moda já não é mais uma tortura rs