sábado, 23 de maio de 2015

Dicas de como cuidar dos cabelos loiros

Quem nunca sonhou em ser loira(o) na vida?
Acho que esta é uma experiência que passa pela cabeça da maioria das pessoas, afinal o tom loiro nas últimas décadas tem sido o favorito e creio que por muito tempo assim será.
Depois de ter chegado no tão sonhado tom desejado, que demora, é uma verdadeira saga e também é difícil... daí é só alegria :D
SQN, vc se engana kkkk
Para manter a beleza e o tom desejado, é tão ou até mais complicado para chegar nos fios platinados.
Quem é ou já foi loira(o) sabe muito bem do que estou falando.
Dá trabalho, fica caro $$$, se despende muito tempo e vivemos para nosso cabelo loiro... mas nada melhor que termos o cabelo dos sonhos.
Já tive vários tons de loiro e já usei por muito tempo o platinado... como cabeleiro adquiri experiência com este tipo de fio, portanto venho dar dicas preciosas.
Antes de partir para elas, é essencial que se tenha consciência da estrutura desse fio. O ato de clareamento sensibiliza muito o fio, ele fica bem fininho, poroso, ressecado, com as cutículas abertas e danificado, portanto o cuidado deve ser intensivo.
Então reconstrução é regra básica para este tipo de fio. Ela deve ser feita uma semana sim, outra não... ou seja a cada 15 dias. Recomendo uma mega reconstrução como uma cauterização... apenas usar uma linha que possui queratina na fórmula, nem de longe está repondo as proteínas necessárias para o fio.
Como a descoloração deixa as cutículas dos fios bem abertas, todo semana deve ser feita uma acidificação, este processo auxilia no fechamento das cutículas, garantindo boa elasticidade aos fios, toque suave e maior brilho, além de "segurar" os tratamentos por mais tempo no fio. No mercado tem vários produtos para este fim, mas tbm pode ser feita pelo vinagre de maça ou limão, é só misturar um pouco no condicionador (após ser realizada a hidratação) deixar uns 3 a 5 minutos depois enxaguar. E sim, depois do tratamento sempre finalize com o condicionador.
Devido ao cabelo ser fininho e sensibilizado o ideal dos mundos seria lavar o cabelo com água fria, mas se não conseguir, deixa ela morna para o frio, sabe aquela água que só matou a frieza. E no último enxágue, jogue jatos de água fria nas pontas. O que isso faz no cabelo? Os mesmos benefícios que a acidificação, claro que em menor grau, mas tudo que auxilia é bem vindo... neste caso, as pontas que sempre são mais ressecadas agradecem.
Hoje em dia, o platindado (em alguns casos o chumbado) estão na moda e este tom oxida muito mais rápido, ou seja, a sua cor "desbota" muito mais que os loiros de tom quente. Portanto, para manter esse tom a matização semanal é necessária. Temos várias marcas no mercado... mas a velha e boa VG é bem interessante, pois ela é barata, prática eficaz... mas cuidado o platinado pode chegar a ficar lilás ou até roxo... cada gota dela é muito poderosa... então use com moderação...
REGRA: cabelo chumbado nunca o problema é do produto, mas sempre a pessoa que não soube utilizar. Cada tom de cabelo, a forma de usa, bem como o tempo, devem ser adaptadas. Desta forma vai matizando aos poucos, melhor aplicar, enxaguar, e caso não tenha ficado a cor desejada, matizar novamente... é mais seguro do que chumbar de uma vez.
Normalmente as máscaras matizadoras são roxas, o que é muito bom para os cabelo levemente amarelos... mas muitos são amarelos alaranjados e descobri uma coisa incrível, pode se matizar com azul, pois o azul nada mais é que o pigmento que deixa acizentado, e é esse tom que neutraliza o laranja.
Uso este produto da Alfaparf - Alta moda... ele tem um pump que facilia muito... um pump apenas dele matiza um cabelo bem longo... então se seu cabelo é médio ou curto, use meio pump, vc só mistura ele com um creme de cor clara, aplica no cabelo e na hora a matização acontece, só enluvar um pouco e a cor renasce. Por ele ser pigmento azul puro, achei melhor até dos que os matizadores que prometem serem acizentados.

Pensou em cabelo loiro, pensou em tratamento... só xampu e condicionador nem de perto supre o que o cabelo precisa, então tratamentos como hidratação e nutrição semanais são de lei.
Pelo fio ser fininho, muitas não usam o leave-in, mas ele é primordial. Tem para todos os gostos, tem para dar leveza, para dar peso, brilho, maciez, proteção térmica, definir cachos, umidificar, alisar, ficar, em creme, em gel, liquido, óleo... as opções são inúmeras, com certeza tem um leave-in que é sua alma gêmea, não descanse até encontrá-lo. Luz, sol, poeira, vento, pente, secador, escova, prendedores, elásticos... olha quantos inimigos do cabelo o fio passa no dia, o leave-in cria uma barreira, protegendo o fio deles.
Ah e modelar... é algo que toda loira faz, pois o cabelo loiro pode perder a sua forma, devido a química de clareamento ser muito agressiva, então se seu cabelo for muito claro, os cachos das cacheadas podem ir relaxando, e o liso das lisas, pode ficar ondulado ou frisado, então modelar o cabelo vira rotina para a maioria das loiras. Neste caso, opte apenas por fazer escova, ou outro tipo de modelação que não vai fontes de calor, como os velhos bobes e hoje temos também curl forms. Prancha e baby liss dão um resultado incrível, mas literalmente fritam o cabelo, então seu uso deve ser apenas em uma ocasião muito especial, seu uso contínuo está proibido.
Alisamento e descoloração não caminham muito bem juntos, por mais que hoje em dia tenham produtos que prometem tão proeza, o cabelo bem clarinho não suporta mantendo uma boa estrutura. Então progressivas não são recomendadas, no máximo faça uma redução que seja mais tratamento do que alisamento, como o botox. E nunca no mesmo dia da descoloração, por mais que na fórmula possua propriedades de tratamento, a progressivas e seus derivados (botox, plástica, redução, defrizagem) são sempre uma química alisante, de um bom espaço de pelo menos 15 dias entre uma química e outra, sendo o ideal 1 mês. E só faça se o cabelo estiver em bom estado, então enquanto se espera o tempo para fazer a escova alisante, trate muito o fio, para que o sonho do liso e loiro, não se transforme no cabelo de uma barbie velha.

E para finalizar o corte... sei que cabelo loiro pode não crescer muito... mas o corte é essencial. E tenha certeza se os cuidados com os fios forem feitos conforme indico, o fio mostrará um bom resultado e terá seu crescimento... Cabelo sem corte, despontado, com pontas duplas ou ressecadas, pode ser o tom mais lindo do mundo, vai estragar toda a beleza. Já pensou o que que seria um quadro de um pintor famoso sem uma bela moldura? O corte é a moldura do cabelo, seja curto, longo, loiro, natural, liso, cacheado, se o corte não estiver ok, o cabelo não é nada.
O ideal é a cada três meses, o cabelo cresce em média 1 cm por mês, em 3 meses ele cresceu 3 cm, se vc cortar 1 cm, ainda fica com 2 cm de crescimento, e o melhor de tudo com o cabelo bonito.

Bom pessoal espero que vcs curtam as dicas, muito obrigado.

Um grande beijo, até a próxima.