terça-feira, 7 de julho de 2015

Henê e sensibilidade no couro cabeludo

Olá pessoal, tudo bem com vcs?

Não sei se acontece com todos, mas o henê deixa meu couro cabeludo muito sensível.
Hj mesmo fiz uma aplicação e o couro cabeludo está pinicando tanto, que parece que levei mordida de um formigueiro inteiro.
Então venho falar um pouco sobre essa questão.
O henê por ser  uma química progressiva, não danifica em uma aplicação apenas como outras químicas, um relaxamento, uma progressiva ou um alisamento pode derrubar um cabelo, agora o henê não, claro ele pode trazer danos, mas depois de certa quantidade de aplicações, erros, incompatibilidades, falta de cuidados e outras questões que podem interferir na boa saúde do fio.
Por ele ser visto como fraco, nem sempre damos a real importância que devemos por se tratar de uma química, ainda mais o em gel, não sei de onde veio o mito do henê sem gel ser "fraco" e o henê em pó ser "forte", pois comigo todo henê em gel sensibiliza o couro e os em pós nem todos. Quem aqui faz o teste de mecha, e o teste de sensibilidade? Acho que ninguém, pelo menos nós veteranos quando experimentamos um henê novo pulamos essa parte.
Então primeiro de tudo, antes de usar um henê, faça o teste de sensibilidade, depois disso podemos conversar.
Por ele ser uma química e não um tratamento, pode causar sensibilidade no couro cabeludo e isso acontece comigo.
Para se evitar deixo algumas dicas abaixo:

  • Use com o cabelo sem lavar três dias
  • Tente não aplicar direto sobre o couro, dê mais preferência para os fios
  • Cuidado ao passar o pente para espalhar o henê, não friccione demais contra o couro
  • Ao lavar o cabelo com o intuito de retirar todos resquícios e possíveis odores do henê, geralmente colocamos muita força nesta ação, é inconsciente, lembre-se, não é a força bruta que limpa o fio, é a soma do xampu e uma massagem adequada com as pontas dos dedos e principalmente água, é a água que retira o henê e qualquer química, além do mais lavar o cabelo como se estivesse tentando tirar uma mancha de uma roupa encardida fragiliza e muito os fios
  • Se vc sentiu que o couro sensibilizou, lave o cabelo com água gelada, a água quente deixa o couro mais sensibilizado ainda
  • Se vc sentiu que o couro sensibilizou, deixe o cabelo secar ao natural, o calor e a fricção da escova, secador ou prancha, pode sensibilizar mais ainda
  • Não aplique com o cabelo sujo, quando digo sujo é coçando a cabeça, pois já passou a hora de lavar, tanto muito limpo quanto muito sujo, pode sensibilizar o couro
  • Algumas pessoas preferem e algumas marcas de henê indicam que seja usado no cabelo lavado, indico que se lave um dia antes da aplicação, e se não puder, pelo menos lave apenas os fios, não esfregue o couro cabeludo, pois assim ele mantém parte de seu sebo natural que serve como proteção
  • Caso o couro chegou a sensibilizar, gelo dá uma aliviada e tbm bepantol, passe uma fina camada no couro.
E para finalizar, existem alguns produtos que "refrescam" o couro, estes pós henezar não devem ser usados. Neles se incluem xampus anticaspa, anti resíduos, muito adstringentes, esfoliantes, e aqueles que contenham mentol na fórmula.
Hj na pressa, apenas lavei o cabelo com xampu e condicionador, mas meu cabelo só com esses itens fica uma bucha, resolvi fazer uma hidratação rápida com este produto:


Ele é maravilhoso, mas não para ser usada pós química, como ela "refresca" o couro, para a pele que está sensível pós química é uma arma letal rsrs

Mesmo passando longe do couro, não teve jeito, irritou demais a minha cabeça.

Então tais produtos citados e demais que vcs vieram conhecer e que possam fazer a cabeça pinicar estão proibidos para pós henezação.

A boa aplicação da química está no antes, durante e depois.... e se mesmo com todos cuidados, essa intolerância persistir é melhor procurar uma marca que se adapte melhor para vc e ser fiel a ela.

É isso amigos e amigas, espero que tenham gostado.

Bjs

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Relaxamento de Lithium (lítio)

Olá pessoal, tudo bem com vcs?



Hj quero falar um pouco de minha experiência pessoal com esse relaxamento.
Meu cabelo natural é crespo, sempre achei que ele se encaixava na categoria 4C, hj contudo creio que ele seja 4B ou até mesmo um 4A, embora essa classificação seja muito limitada a enorme variedade de possíveis tipos de cabelos que existam no mundo.

Mas enfim... salon line entrou na minha vida como a primeira empresa de produtos destinados para cabelo, então conheço a marca desde minha infância. Ela é uma das maiores empresa de produtos para alisamentos do Brasil, atualmente ele diversificou seu nicho, atua com colorações, descolorações, escovas progressivas, aparelhos elétricos para cabelos e continuo nas linhas de tratamento e para depilação.

Desde muito cedo eu altero a estrutura dos meus fios, vario entre o liso e o crespo solto (cacheado) e o hidróxido é perfeito para isso, tanto para esticar o fio, quanto para relaxar sem minguar o cabelo. Sempre passei em casa sozinho, o que não recomendo, pois este tipo de relaxamento NÃO pode ter contato com a pele, se para um profissional é quase que impossível isso, imagina vc sozinho aplicar um produto e o mesmo não relar no couro cabeludo?
Eu passava usando este tipo de escova:

Ele é ótimo para deixar fios curtos disciplinados e alinhados, se usado com frequência até "alisa" o cabelo, porém esta escova tem um contato forte com o couro, e juntamente com a química, que não deveria encostar na pele, fazia um grande estrago. Minha cabeça (couro cabeludo) ficava com várias feridas e depois de uns dias cheia de casquinhas. Mesmo assim eu persistia em utilizar dessa forma. Como adolescentes são bobinhos kkkk

Eu usava o lítios pois ele é mais fraco que o sódio e mais forte que a guanidina, ou seja, em escala de força ele se encontra no meio. E tbm optava por ele, pois a guanidina precisa misturar a base creme com o ativador, então sobras tem que ir para o lixo, já este não, vc usa a quantidade que deseja, e mantém o pote bem fechado que ele fica apto para uma próxima vez.

Este é mais um post de recordação, mas vou deixar uma dica para vcs, o enxágue nos hidróxidos é de suma importância, deve se ficar no mínimo, repito, no mínimo uns 10 minutos embaixo d'água para que todo creme seja retirado e o processo químico finalizado. O xampu indicador é essencial tbm, pois ele indica se tem algum resquício de produto. Deve se lavar umas duas a três vezes com ele, e na última deixe no cabelo por uns cinco minutos, para auxiliar que o ph do cabelo se restabeleça para sua escala normal.

Depois disso é só hidratar e finalizar como quiser.

Aqui deixo umas fotos de meu cabelo com tratamento químico da Salon Line de Lithium, tem uma que eu usei para soltar os cachos, outra para alisar de vez.
Espero que tenham gostado.
Abraço até mais.