quarta-feira, 2 de julho de 2014

Propagandas enganosas e o "perigo" dos componentes químicos

A indústria cosmética chama o hidróxido de sódio como sal, também popularmente conhecido como soda caustica, mas existe xampu sem sal?

(clique na imagem para aumentar)

Reparem que o primeiro produto do fabricante Alfaparf, diz não ter sal, mas possui em sua fórmula fórmula o seguinte componente:
"Lauril éter sulfato de sódio, ou laureth sulfato de sódio (SLES), é um detergente e surfactante que faz parte de muitos produtos de higiene (sabonetes, shampoos, cremes dentais, etc.). É um desengordurante muito eficaz e barato."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lauril%C3%A9ter_sulfato_de_s%C3%B3dio

O segundo produto é da marca Amend, promete ser sem sulfato:
"Lauroil-sarcosinato de sódio (INCI), também conhecido como sarcosil, é um surfactante iónico derivado de sarcosina, utilizado como um agente de formação de espuma e limpeza no xampu, espuma de barbear e produtos de lavagem da espuma.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Sodium_lauroyl_sarcosinate

Portanto ambos produtos, assim como vários outros nas prateleiras nos induzem a erro. O primeiro diz ser sem sal, o segundo diz ser sem sulfato.

Mas o que é um sal?

"Em química, um sal é um composto que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH- 1"
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sal

Ambos possuem sal, sendo que no segundo xampu o mesmo promete não possuir sulfato, não possui no nome do componente, mas segundo minhas pesquisas (não sou químico, mas sou curioso) ele se encaixa sim como um sulfato.

Dizer que um produto é sem sal é uma propaganda enganosa, pois eles não possuem hidróxido de sódio, mas possuem outros tipos de sal. O ideal seria dizer "com detergentes menos agressivos", mas isso não chamaria a atenção, não venderia.
Em questão de "agressão" os fios os seguinte sais tem a seguinte ordem (do mais agressivo pro menor): 
1° hidróxido de sódio
lauril éter sulfato de sódio
lauroil-sarcosinato de sódio

Mas faz mal ao cabelo?
Não, quer dizer depende. Se seu cabelo for fragilizado, com certeza é melhor optar por produtos menos agressivos ao fios.

Hidróxido de sódio faz mal a saúde? E os outros "sais"?
Todo componente químico se exposto por grandes períodos pode desencadear uma reação adversa.
Um bom exemplo são os protetores solares, não vou entrar no mérito, mas se você tiver curiosidade coloca no google e verá o quanto este cosmético é criticado, mas a reação varia de organismo pra organismo, de pessoa pra pessoa.

É importante buscarmos alternativas mais saudáveis, mas infelizmente hoje em dia a indústria pensa de forma capitalista, ela não quer saber se a longo prazo o que resultará, mas sim no hoje, o que hoje pode lucrar. 

Se eu entrar no quesito alimentação, nossa mãe daí tem tantas coisas que são ruins ao organismo, frios, leite, bolacha recheada, sorvetes, carne, refrigerante, todos alimentos industrializados e muito mais... 

Mas e aí, o tão falado sal, usar ou não usar? 
É aquela coisa, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Cada um decida como levar sua vida... eu na medida do possível procuro ter uma vida mais saudável, mas totalmente é quase que impossível, até o ar que respiramos, a água que bebemos nos faz "mal".

É muito complexo esse assunto, e dá muito pano pra manga, vamos pensar mais sobre isso, vamos discutir, assim ficamos mais esclarecidos ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário