Segue só de pirainhas:
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Penteadinho legal pro apuro!!
Segue só de pirainhas:
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
DICA: Tratamentos Noturnos Elsève
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Cuidados Com a Haste Capilar
SHAMPOOS (Xampus):
Atualmente, o objetivo dos shampoos não é somente a remoção de sebum, suor, restos celulares, íons, ácidos graxos dos produtos de cabelo, partículas metálicas oxidadas e impurezas do couro cabeludo, mas também de ajudar na estética dos cabelos, afinal de contas, quem não quer ter belos fios?
Hoje, um shampoo pode ter mais de 30 ingredientes em sua fórmula, pois, além dos surfactantes, que são os agentes limpadores (detergentes), existem os agentes condicionantes para minimizar a agressão ao fio. Esses agentes podem ser lipídios, ácidos carboxílicos, agentes catiônicos (carga positiva) e silicones (dimeticona, amodimeticona).
O principal elemento de um shampoo é o surfactante. Esse é uma molécula com uma porção que se liga aos lipídeos do sebum e de outras impurezas, e outra porção que se liga à água, permitindo a remoção e o enxágue do material desejado.
Há 4 categorias básicas de surfactantes e cada um desses grupos tem diferentes qualidades de limpeza do couro cabeludo e condicionamento dos fios. Muitos surfactantes são combinados em uma mesma fórmula para alcançar o resultado desejado.
1)Aniônicos: limpeza profunda. Deixam o cabelo ressecado, duro e opaco.
Ex.: Lauril sulfato, lauril éter sulfato, sarcosinas, sulfossuccinatos.
Para manter o poder limpeza, porém minimizando a retirada do sebum dos fios, geralmente, a esses, são adicionados surfactantes não iônicos.
2)Catiônicos: limpeza fraca. Fazem pouca espuma, deixam o cabelo macio e maleável.
Ex.: Sais de amônio quartenário (pp. cloreto de cetil-trimetil amônio).
Devido a seu poder limitado de remover o sebum e por manter os cabelos macios, são utilizados em shampoos para cabelos secos ou quimicamente tratados.
3)Não iônicos: limpeza leve. Deixam o cabelo maleável.
Ex.: Álcool polioxietileno, ester sorbitol polioxietileno, PEG-80, alcanolamidas.
São limpadores secundários e utilizados em combinação com os aniônicos, suavizando-os.
4)Anfotéricos: limpeza moderada, não irritam os olhos. Deixam o cabelo maleável.
Ex.: betaínas, sulfateínas, cocodietanolamina, cocoamidopropilbetaína e cocoanfoacetato.
Comportam-se como aniônicos (limpeza profunda) quando em pH alcalino (alto) ou catiônicos (limpeza fraca) quando em pH ácido (baixo). Usado em produtos para bebê e cabelos finos.
Os shampoos e os tratamentos químicos aumentam a carga eletrostática dos fios (carga negativa), o que é compensado pela aplicação de creme rinse catiônico (carga positiva). Isso gera acúmulo de resíduos na cutícula. Tais resíduos aumentam a eletricidade estática dos fios, elevando as escamas e dando aos cabelos aspecto esvoaçante (frizz), difíceis de pentear e aparência desagradável.
Além disso, os ácidos graxos dos shampoos e condicionadores, se ligam ao cálcio e ao magnésio da água do chuveiro e se depositam na fibra capilar. Por isso, é necessária a aplicação semanal de um shampoo antirresíduo, cujo surfactante tenha alto poder adstringente, como o lauril sulfato de amônio.
Espero que tenham gostado e entendido, mas qualquer dúvida, estejam bem a vontade para perguntar. O que não souber responder, corro atrás para aprender também. Eu, particularmente, adoro entender o porquê das coisas, além de ser muito útil na hora de escolher o melhor produto para nossos cabelos.
Minha próxima resenha será sobre CONDICIONADORES.
Grande beijo e carinho a todos! :)))))))))))))))))))))))))))
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Técnicas para o "Day After" - O dia em que não lavamos o cabelo!
Gente, hoje to aqui porque resolvi reunir um bando de dicas interessantes para.. o dia de não lavar o cabelo! Sim, porque não é todo mundo que tem paciência/tempo/couro cabeludo que suporte para lavrar todos os dias o cabelo... cada um tem seus motivos para fazê-lo
Eu já passei por diversas fases: teve tempos que eu lavava dia sim, o outro também... dai teve tempos que eu lavava dia sim, no outro prendia... mas na verdade, podemos utilizar algumas técnicas para que os cachinhos/molinhas/caracóis estejam razoavelmente no lugar depois de uma noite de sono.
Porque como os (as) cacheados (as) SABEM - e os(as) lisos(as) imaginam - um cabelo cacheado dormido acorda, normalmente, um tanto quanto amassado. Claro, que pra alguns isso não é verdade, aliás tem gente que acorda com os cachos cada vez mais lindos quando não lava (que raiva!! Pq não é assim comigo??), mas a maioria sente os efeitos negativos de uma noite
Vamos lá!
O Abacaxi
Ok, nome estranho, mas vocês já vão entender: de noite antes de deitar, vire a cabeça para baixo, junte todo o cabelo e amarre bem no alto, com um elástico não muito apertado e preferencialmente revestido pra não estragar os fios... quando você voltar com a cabeça na posição normal, vai entender o nome da técnica ¬¬
Essa eu já testei, é muito boa, mas confesso que mesmo assim tem dias que fica bom, mas tem dias que nem tanto (se bem que tem dias que mesmo fazendo tudo certinho ele não fica bom de jeito nenhum!!). O problema dessa técnica é que ela é meio limitada para os curtos - e para as que dormem acompanhadas, porque o maridão/namorado/amante/peguéti pode reclamar!
A fronha de cetim/seda
Esta é bem interessante, e se for ver bem lógica: se você tiver uma fronha - leia-se capa de travesseiro, não sei se esse é o nome que se usa pra falar da capa em todos os lugares - que seja de cetim ou seda, experimente dormir com os cachos soltos nela... como ela faz menos atrito com sua cabeça, provavelmente vai desmanchar menos seus cachos! Ah, não tem? (desculpa gente, eu não tenho, é algo mto xic pra mim! rsrs) Então coloque uma blusa, lenço... qualquer pedaço que você tenha do material para experimentar - e se valer a pena vale investir na fronha, que pode ser feita por você!!
Sinceramente, não testei ainda! Que feio!! Preguiça pura mesmo! Mas se alguém testou conta pra gente :) - Eu sei da dica porque já vi muitas meninas comentando dela ok?
Estrago feito - como amenizar
Ok, nenhuma das digas acima lhe serve, por algum motivo... você vai continuar acordando com os cachos virados num ninho (daonde eu tiro isso?? ah, não sei... talvez o espelho me diga!)... então Vamos tentar rever o estrago, sem lavar (óbvio, se é pra lavar não é dica pra dia seguinte né...)
Eu tenho feito assim: to usando esses tais leites/sprays desembaraçantes! Porque pra mim, essas coisas não dão certo como leave in, são muito leves, e assim como os produtos o cabelo fica leve também parecendo uma nuvem... então, eles são uteis só pra dia seguinte mesmo!
Vou citar dois produtos que já testei, mas existem outros, vai de você se adaptar;
Já usei o Leite Desembaraçante da Garnier Fructis para Cachos: não gostei, ele é meio lambuzento (não parece hidratante não, parece lambuzento mesmo) e quando eu aplico no cabelo, ele baixa e tals, dá aquele aspecto molhado
Outro que usei foi o Spray pra Pentear da Pucca, com cheiro de mousse de uva (peeeeensa!!)... este eu adooooro! Além do cheiro maravilhoso - mas que não fica no meu cabelo, como nenhum cheiro, nem de cigarro! - ele é ótimo pra modelar, como o spray é meio concentrado não passo direto no cabelo, passo na mão e espalho, dá pra sentir que é um fluido hidratante e ainda quando seca deixa o cabelo zerado em frizz!! Ótimooo! Custa cerca de R$8,00 - Sei porque pesquisei, porque na verdade ganhei o meu da minha amiga Paty (brigaaaaada!!)
E ai, o que você faz pra acordar com o cabelo em ordem??
Beijinhos, até a próxima!
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Ampola Azul - Alfaparf
Bom, hoje eu vou falar um pouquinho sobre a Ampola Azul da Alfaparf.
http://www.alfaparf.com/website/C_vediArticolo.jsp?cd=DIAM5&pos=0
Acho sem nescessidades usar uma ampola inteira, eu uso só meia ampola. Mas depende do tamanho do seu cabelo. Eu pesquisei o modo de usar na comunidade Hidratação Capilar do orkut, e muitos usam (incluse eu) assim:
Você lava com o shampoo de sua preferência e depois coloque uma pequena quantidade do líquido na mão e esfrega, até criar uma espuminha. Repita isso até passar em todo o cabelo. Depois, ainda com a ampola aplique uma máscara de hidratação de 3 minutos ou um bom concionador. Deixe agir por alguns minutos e enxágue.
Seu cabelo vai ficar mara!
Beijo e até o próximo post.
Nê Bernardes
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Cabelos secos com a escovação? Sérum neles!
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Cabelo loiro claro + piscina= Cabelo verde. NÃO!!!
Bom, eu estive um bom tempo fora, e bota tempo nisso,rs! Mais de um mês né?! Mas eu voltei e com uma dica óteeeema para o verão!
Você vai lavar o cabelo com um shampoo anti-resíduos e depois você pega uma tigela de leite e passe com o auxílio de um chumaço de algodão. Massageie mecha por mecha, e enxágue! É supimpa! Se preferir faça uma hidratação depois que enxaguar o leite.
Os shampoos anti- resíduos que eu recomendo:
Aquamarine- custa em média 7 reais.
Payot - custa em média 10 reias.
Beijo e até o próximo post!
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Sem tempo?? Isso não é desculpa!!
Fiquei um tempinho sem postar aqui porque estou... sem tempo! Pois é, trabalhando o dia inteiro, a faculdade recomeçou... último ano, TCC, algumas materias pendentes, tudo acumulado, inclusive aula aos sábados pela manhã... Enfim!
Então... bem por isso vim aqui pra dizer: não é porque você não tem tempo que isso é desculpa pra descuidar dos cabelos!!!! Afinal, cuidar dos cabelos não necessariamente requer que você fique por horas a fio com produtos no cabelo, naquela situação inapresentável da toquinha no cabelo (plástico filme, ou seja lá como for)... Existem maneiras rápidas e eficientes de tratar o cabelo, mesmo com a vida corrida!!!
Vou postar aqui alguns produtos/técnicas que uso durante a semana mesmo, que não me exigem muito tempo e mantém os cuidados em dia!
*Creme de potão como condicionador! Sim sim, muitos não gostam desses cremes baratex de potão... mas como eles podem ser altamente hidratantes, são indicados como condicionador também.... substitua, se não sempre, ao menos de vez em quando seu condicionador por um desses (ou ainda, se preferir, faça como normalmente numa hidratação: shampoo (ou higienização do couro, para quem faz low/no poo), máscara e finalize com condicionador! Um exemplo que eu uso
Tempo a mais gasto: nenhum se só substituir o condicionador pelo creme, ou uns 3 minutos, entre aplicar, deixar por 1 minutinho (só pra dizer que deixou agir) e enxaguar e proceder com o condicionador normalmente.
*Umectação! É também uma boa saida, afinal, vc pode passar o óleo a noite, antes de deixar, no dia anterior a lavar o cabelo pela manhã (pra mim que já tenho o costume de lavar o cabelo de manhã cedo, perfeito!)...Mais sobre umectação neste post aqui
Tempo a mais gasto: 2 minutos, aplicando o óleo de noite!
*Sachês de Ação Rápida: Vendidos aos montes, prometem milagres! Eu particularmente amo o sachê Bonacure Repair Rescue, da Schwarzkopf... tempo de ação? 30s... reconstrutor!! Este é um pouco mais caro, mas um sachê dá pra mim aplicar 2x ao menos... levando em consideração que uso a cada 15 dias, R$15,00 por mês é um bom preço não? Mas existem outras opções mais baratas e que podem dar um ótimo resultado! Outra: Ampolinha Semi di Lino, azul, da Alfaparf.. Você pega um pouquinho, esfrega nas mãos, esquenta e passa... resultado imediato!! Uso como creme de hidratação: após a higienização do couro e antes do condicionador! Paguei R$7,00 na ampolinha, dura 3 aplicações para mim!
Tempo a mais gasto: 3 minutinhos, o tempo de enluvar o produto nos cabelos!
*Cremes de hidratação de 10 minutos! Gente... acordar uma vez por semana 10 minutos mais cedo não mata ninguém né? Existem ótimos cremes com esse tempo de aplicação! E nem digo acordar mais cedo então: sábado ou domingo, você não vai passar um tempinho estudando? Limpando a casa? Passa o creme, põe a linda toquinha da primeira figurinha deste post (aproveita pra fazer a máscara também no rosto, pra ninguém se aproximar) e manda ver! Exemplos: eu AMO a Máscara Intensificadora de Brilho da Amend, uma roxinha que o conteúdo também é violeta para desamarelar fios loiros (eu encarno sempre que acho meu cabelo meio amarelo, mesmo a cor sendo natural...rsrs), o brilho prometido é real!!! Tem também a Anti Age da mesma marca... essa eu ainda não me acertei, mas já vi operar milagres em alguns cabelos!! Eu ainda vou testar de novo! ¬¬. Preço médio das máscaras: R$20,00
Pra quem quer saber: Todos os produtos citados são permitidos pra Low/No Poo ok?
Viram??Arranjei tempo pra vocês cuidaremd o cabelo! Agora, sem desculpas ok???
Beijokassss e ótima sexta (a-do-ro!)
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Tratamentos Noturnos: Elsève x Novex x Liss Ultime Nuit
Beijos!!
Dani Corpse
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Lançamento: Linha Prime Color, da Maxiline
Vim aqui falar do mais novo lançamento da Maxiline, a linha Prime Color, para cabelos quimicamente tratados.
A linha Prime Color - Fios Quimicamente Tratados promove cores mais intensas e vibrantes, além de proteger, hidratar e tornar os fios mais resistentes. O produto é rico em aminoácidos com ação revitalizadora e bases hidratantes que tornam os fios macios e suavizam a fibra capilar.
SHAMPOO 300ML: Limpa e promove o equilíbrio da estrutura interna e externa do fio. Possui em sua formulação propriedades que permitem a melhor permeação dos ativos hidratantes impedindo a perda de nutrientes, mantendo a cor vibrante e uniforme.
Promete: cores mais intensas e vibrantes, antioxidante, tensoativo hidratante, maleabilidade e sedosidade.
CONDICIONADOR 300ML: Nutre de forma profunda, formando uma película protetora que impede a perda de queratina do interior dos fios. Contém em sua formulação propriedades essenciais para o tratamento dos cabelos coloridos, restaurando e condicionando a fibra capilar.
Promete: ação condicionante, nutrição profunda, antioxidante, maleabilidade, sedosidade, aumentar a resistência dos fios.
HIDRATAÇÃO 300ML: Desenvolvido para promover a uniformidade dos fios, minimiza de forma integrada o stress mecânico e químico, mantendo a integridade dos fios que sofreu ação oxidativa. Melhora a textura da fibra capilar, preenche as cavidades superficiais, favorece o índice de refração da luz e intensifica o brilho. Através de ativos antioxidantes, auxilia na fixação dos pigmentos e de ativos hidratantes, que recupera de forma intensiva os fios danificados.
Promete: fixação dos pigmentos, cores intensas e vibrantes, hidrata, restaura e uniformiza os fios.
A Maxiline gentilmente nos cedeu esse kit (muito obrigada!) para fazer uma review aqui no blog. Assim que eu usar, venho contar o que achei! :-)
Beijos!!
Daniele Corpse
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Linha Pós-Sol - Capicilin
Então vamos tratar de cuidar dos nossos fios com muito carinho...
A Capicilin possui o Tratamento Capilar Pós-Sol que possui ingredientes como a queratina, água de coco e algas marinhas, além de filtro UV. Ela é composta por:
- SHAMPOO SEM SAL 250ml: limpa delicadamente e remove resíduos de cloro e sal. Recupera os fios após a exposição ao sol.
- CONDICIONADOR 250ml: condiciona, recupera, hidrata e nutre os fios da raiz às pontas.
- MÁSCARA INTENSIVA 500g: promove hidratação instantânea e intensiva. Nutre profundamente, devolvendo a elasticidade e a maciez dos fios.
- CREME PARA PENTEAR 300ml: forma um filme protetor que ajuda a proteger os fios da ação nociva do sol, minimizando os efeitos da água do mar e do cloro da piscina. Hidrata continuamente, restabelecendo a elasticidade e a resistência dos cabelos.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Produtos necessários:
-Shampoo anti-resíduos
-Queratina líquida (a quantidade depende do tamanho do cabelo)
-Protetor térmico ou defrizante
-Máscara de hidratação
Passo-a-passo:
1→ Lave os cabelos com o shampoo anti-resíduos. Enxágue bem e retire o excesso de água.
2→ Aplique a queratina líquida no cabelo todo e espalhe bem. Aplique o protetor térmico por cima e massageie bem.
3→ Divida o cabelo em 4 partes. Passe a prancha entre 3 e 5 vezes em cada mecha, ainda úmidas. Não é necessário secar as mechas.
4→ Espere o cabelo esfriar e aplique a máscara por cima do cabelo pranchado. Massageie bem e deixe agir por 30 minutos sem touca, ou 15 minutos com touca.
5→ Enxágue bem e finalize como preferir. A cauterização pode ser finalizada com escova ou apenas com um bom leave-in.
Produtos recomendados:
Shampoo anti-resíduos:
-Aquamarine Pure Wind, Hypermarcas
-Phytoervas
-Niely Gold
-Help Antirresíduos e Antipoluição, H2O Cosméticos
Queratina líquida:
-Bio Extratus (usar em menor quantidade, já que é a mais concentrada)
-Niely Gold
-Fix, Tânagra
-Keramax, Skafe
-Creatina em gel Recuperação Intensiva, Vita Derm
Defrizante/protetor térmico:
-Novex Blindagem Capilar, Embelleze
-Natutrat Proteína da Pérola, Skafe
-Protetor Térmico Spray Advance Techniques, Avon
-Leite para Escova Liso Absoluto Escova, Garnier Fructis
Máscara de hidratação:
-Care Liss, Cless cosméticos
-Bio Extratus
-Niely Gold
-Miss Anne
-Power, Nazca
Prancha:
Não importa a marca, mas recomendo que seja uma prancha própria para esta finalidade. É necessário que ela tenha aquecimento cerâmico. O revestimento das placas deve ser de titânio ou de anti-aderente (tipo Teflon). Revestimentos de cerâmica ou de boa qualidade não são indicados, pois a queratina gruda nas placas e com o tempo pode estragar a prancha. Se não houver a possibilidade de comprar/usar uma prancha com um dos revestimentos indicados, compre/use uma prancha mais simples, mas use-a apenas para esta finalidade.
Como fazer escova em casa
Pra começar essencial ter os aparelhos e apetrechos, são eles: secador, escova, pente p/ desembaraçar o cabelo, presilhas ou piranhas e prancha (se desejar um cabelo mais chapado ou p/ quem tem cabelos muito volumosos).
O primeiro passo é lavar o cabelo, o cabelo tem que estar limpo para se ter um bom resultado.
Use um xampu específico para seu tipo, depois aplique uma máscara deixe o tempo indicado, enxágüe e finalize com condicionador, ou simplesmente utilize o condicionador. Mas lembre-se o calor pode trazer sérios danos com o tempo, então hidratação nunca é demais.
Após a lavagem, retire a umidade do fio apertando delicadamente uma toalha na cabeça, nada de esfregar nem de fazer turbante, isso pode fragilizar. Desembarace o cabelo, preferencialmente com um pente de dentes largos.
Aplique um leave-in com termoproteção (nunca use secador sem ele, senão os cabelos “queimam”), e com o secador na potencia máxima seque uns 70% o cabelo. Se desejar cabelo com mais volume seque o cabelo levantando a raiz, se quiser sem volume seque abaixando a raiz, de cima para baixo. (Cabelos com tendência a oleosidade prefira leave-in leves, com texturas mais fluídas ou em gel, sem esquecer da termoproteção).
Após a secagem separe uma parte do cabelo começando pela nuca, separe uma mecha de dois a três dedos de espessura e prenda o resto do cabelo com as piranhas, divida ela ao meio. A mecha da esquerda puxe para seu lado esquerdo e comece a alisar o cabelo, sempre se alisa primeiro a raiz, depois comprimento e por último as pontas. Vá girando a escova e jogando o ar quente em cima da parte trabalhada, o secador tem que estar a uns 10 cm de distância.
Com a raiz bem alisada é hora de passar para o comprimento, ao mesmo tempo que dá uns leves giros na escova vá deslizando-a em direção as pontas, esse movimento não pode nem sem muito rápido nem muito lento, após ele já estar liso faça novamente três vezes para garantir uma melhor duração.
Chegou as pontas, a parte mais gostosa rs para manter uma aparência natural vire as pontas para dentro ou para fora, a gosto do cliente, basta vc ficar girando a escova apenas nas pontas com o ar do secador direcionado a elas. Quanto menor a escova mais as pontas ficam viradas.
Repita esse processo até chegar a parte da frente da cabeça e reserve uma franjona (mesmo se vc não tem franja reserve). Nessa área deve se repartir o cabelo de lado, começado pela orelha chegando até a divisão do meio do cabelo (ou até a parte que vc reparte), depois só passar para o outro lado.
Depois disso é hora de escovar a franja, essa deve ser escovada pra frente, dê bastante atenção a ela pois é a parte que mais aparece, deve se escovar pra frente pra ficar com um volume legal e com um bom caimento.
Terminando aplique uns bons jatos de ar frio para baixar os fios rebeldes e dar mais brilho, não se preocupe isso não estraga todo o trabalho que vc teve rsrsrs
Uma escova bem feita dispensa uma prancha e fica com um resultado até mais bonito, mas se vc gosto de um cabelo chapadão separe mechas finas (separe as mechas assim como foi na escova) passe um termorpotetor pra prancha (eles não podem ser úmidos) e passe ela lentamente(não tão lento), de uma a três vezes, se vc conseguir um resultado legal com apenas uma passada a saúde do seu cabelo agradece.
O bacana da prancha é que ela pode modelar legal as pontas, basta apenas virá-las para dentro ou para fora, nunca passe ela reta pois pode deixar o cabelo com um aspecto espigado.
Depois de tudo isso o cabelo dos sonhos já está pronto, só pra finalizar use um reparador de pontas, silicone ou pomada seca, coloque um pouquinho na palma da mão espalhe bem e passe no comprimento e pontas do cabelo, se desejar use um pouco de spray fixador.
Recomendações:
*Leave-in com termoproteção é um defrizante, para um resultado liso, tem outro produtos tbm como mousses com termoproteção entre outros, tbm são válidos, a escolha depende do resultado que se quer.
* Mesmo com hidratações e proteção o calor danifica o cabelo(já imaginou sem?), não abuse;
* Menos é sempre mais, nunca use grande quantidade de produtos;
* Peça ajuda a uma amiga, uma pode fazer o cabelo da outra;
* Nem sempre o que é caro é bom e o que é barato é ruim, tem muitos produtos excelentes com bom preço;
* Com o tempo vc vai aprimorando o modo de separar as mechas, pode até criar seu próprio estilo e tbm pegando as manhas, não desista na primeira tentativa;
* Sempre utilize uma escova para o seu comprimento e tipo de cabelo.
Bom pessoal, boa sorte e dúvidas estamos abertos.
Abraços ;)
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Tratamento Noturno com vitamina E - by Marvin
A dica é bem simples, e você precisa apenas de 2 itens:
-Reparador de pontas (de preferencia mais líquido)
-1 cápsula de vitamina E pura (acetato de tocoferol), vendida em farmácias. *Eu usei a do laboratório Sandoz, cada cápsula contém 400mg de vitamina E. A embalagem com 30 cápsulas custa R$7 na Ultrafarma.
Coloque na palma da mão uma quantidade de reparador ideal para o seu cabelo, e sobre o reparador coloque o conteúdo da cápsula de vitamina E. Misture bem, e aplique sobre os fios secos (se seu cabelo for cacheado ou crespo, aplique nos fios úmidos). Dê mais atenção às pontas e às mechas/partes mais ressecadas.
Após a plicação os fios tendem a ficar grudados, mas após acordar você sente os fios sedosos e mais brilhantes.
Umectação!!
Hoje quero tratar de uma ultra descoberta pra mim: a umectação!! Umectar nada mais é que utilizar óleo/manteiga vegetal pura nos cabelos, de forma a devolver a umidade - e nutrí-los!
Das coisas que aprendi, tem uma hiper importante: existem três passos para se conseguir um cabelo verdadeiramente tratado por inteiro: você tem que primeiro hidratar, depois nutrir e depois reconstruir, necessariamente nesta ordem, pois é ela que permite que nosso cabelo "sugue" o máximo dos produtos!! Nos cabelos cacheados, como já disse aqui trilhões de vezes, tratá-lo é essencial! E os óleos vem fazer o papel da oleosidade natural que não consegue encontrar as pontas do nosso cabelo, lembra? Como falei neste post aqui.
A umectação entra na fase do nutrir: cada óleo vegetal tem nutrientes essenciais para nosso cabelo!
Achei um post muito legal no blog Encaracoladas, este aqui.
Vou colar a parte que fala sobre alguns dos óleos e manteigas vegetais existentes e suas propriedades, mas vale lembrar: procure óleos que sejam puramente vegetais - principalmente se você pratica low/no poo, pois os óleos mineirais não "desgrudam" do cabelo sem agentes de limpeza profunda!
Óleos:
Açaí : Sua estrutura é principalmente composta de: antocianidinas, fitoesteróis, ácidos graxos essenciais (EFAs) e vitamina C.Com uma potente ação antioxidante, possui até 50% de Ácido Linoléico (Ômega-6) e até 30% de Ácido Olêico (Ômega-9).
Abacate: Com vitaminas A, B1, B2, D and E, proteinas e D-Pantenol (Vit.B5). Ele também contem os minerais potássio e mágnésio. É empregado na hidratação e proteção da pele dos raios solares. É um óleo pesado e por este motivo recomenda-se misturá-lo a outro óleo carreador.
Óleo de abacate não-refinado (Persea americana):
Também prensado a frio e filtrado sem o uso de solventes. O óleo é derivado da polpa do fruto e não do caroço, pois o óleo presente no caroço é tóxico. O óleo contém uma alta proporção de ceras e é rico em proteínas, vitaminas (A, B e D) e sais minerais. O óleo turva-se naturalmente em dias de baixa temperatura e solidifica-se quando resfriado. A indústria cosmética considera esta característica natural do óleo não atrativa à venda e tende a refinar o óleo, o que leva à remoção das propriedades que distinguem o óleo de abacate dos outros óleos vegetais como as vitaminas, proteínas e sais minerais. O óleo refinado não turva-se a baixas temperaturas é inodoro e sem cor, enquanto o natural não-refinado retém a cor verde escuro, freqüentemente possui resíduos e possui um odor forte de nozes.
Andiroba: É emoliente, anti-séptico, antiinflamatório, cicatrizante, regenerador de tecido cutâneo,além de ser formador de filme oclusivo.
Amêndoa doce: Rico em vitaminas A e B, é emoliente, tem alto poder penetrante. Possui propriedades, hidratante, amaciante e nutritiva.
Castanha do Pará:Obtido da prensagem das nozes. Constituído de 67% de ácidos graxos insaturados, além de proteínas, sais minerais e vitaminas A e B. Ótimo para tratar cabelos secos, deixando-os sedosos e com brilho. O uso freqüente deste óleo intensifica os cabelos pretos
Coco - Babaçu (Orbignya oleifera),Coco da Bahia (Cocus nucifera), Murumuru, Palmiste (Elaeis guineensis): de fácil absorção, emoliente e nutritivo, rico em Vit.E
Gergelim: Excelente para todos os tipos de pele, especialmente com problemas de eczema, psoríases .Lubrificante, emoliente, antiinflamatório e restaurador de camada lipídica.
Óleo de gergelim não-refinado (Sesamum indicum):
O óleo obtido por prensagem a frio das sementes e contém vitaminas A, B e E. É empregado na hidratação e proteção dos raios solares.
Gérmen de trigo: Vitaminas E, B1, B2, B5, B6 e PP, além de lipídios, lecitina e aminoácidos agem sobre as estruturas vasculares, regeneram, nutrem e conferem elasticidade à pele e aos cabelos. Utilizado em blends, como antioxidante, por conter alto teor de vitamina E, sendo um ótimo conservante. Importante no tratamento de cabelos secos.
Girassol: Rico em vitaminas E, A, C, and D e minerais,de fácil absorção é amaciante e hidratante Tem ação emoliente e revitalizante. Facilmente absorvido pela pele, contém alta concentração de vitamina E, recomendado para peles delicadas e secas/cabelos. Média oleosidade, excelente óleo base, para todos os tipos de pele.
Jaborandi: A policarpina atua sobre a matriz dos fios de cabelos.
Jojoba(Simmondsia chinensis): Penetra rapidamente na pele, nutrindo-a. Suavizante e hidratante para peles secas e maduras. Óleo de grande compatibilidade com a pele humana, fornecendo maciez aveludada. Auxilia no controle do acúmulo de sebo na acne vulgar, devolvendo a oleosidade natural da pele. Ajuda na cura de peles inflamadas ou em peles com psoríases ou qualquer forma de dermatites, sendo excelente para o tratamento e o controle de peles acnéicas, oleosas. Elimina os acúmulos de agentes no couro cabeludo que podem provocar a caspa, sendo eficaz em seu tratamento. Deixa o bulbo limpo e livre para o crescimento de novos fios. É um óleo antioxidante natural, ajudando outros óleos a não rancificarem rapidamente, agindo como nenhum outro óleo no mundo. Bom para diluí-lo com outro carreador. Utilizado na elaboração de óleos aromáticos e, quando diluído com óleo essencial, funciona como perfume ou para tratamentos faciais. Excelente coadjuvante em óleos de massagens, óleos de corpo e para tratamento capilares. Média oleosidade, balanceador da pele, equilibrando-a.
Linhaça: É uma rica fonte de ácidos graxos essenciais: ômega 3, ômega 6 e ômega-9.
Neen (Azadirachta indica): Dentro da cosmética, o óleo de neem atua restaurando a maciez e elasticidade natural da pele, enquanto age como um desinfetante da mesma. Neem também pode ser adicionado ao shampoo, óleo pós-banho e cremes hidratantes. Excelentes propriedades antifúngicas são relatadas. Trata a queda de cabelo e descamação da pele.
Maracujá: O fruto é rico em vitaminas A e C, minerais como cálcio, ferro e fósforo. Na indústria cosmética é utilizado em cremes, xampus, loções, óleos, sabonetes, entre outros.
Oliva: Tem ação regenerativa em virtude da sua alta concentração de ácido oléico, excelente emoliente. Muita oleosidade, bom para ser diluído com outro óleo carreador.
Rosa Mosqueta: Rico em ácido linoléico, revitaliza a pele. É uma excelente fonte de vitamina C.
Semente de Uva: Óleo usado em aromaterapia e massagem, considerado um bom óleo carreador. Compatível a todos os tipos de pele e de fácil absorção. Contém vitamina E, alta porcentagem de ácido linolêico, assim como outras vitaminas e sais minerais.
O óleo de semente de uva normalmente comercializado é extraído por solvente (processo de infusão em óleo de soja) , refinado e desodorizado. É indicado no tratamento de obesidade, celulite e estrias, pois auxilia na elasticidade dos tecidos, reduz o inchaço e o edema, restaura o colágeno e melhora a circulação periférica. Atua como excelente antioxidante.
Semente de Abóbora (Curcubita peppo): O óleo é extraído das sementes da abóbora por prensagem a frio. Atualmente têm sido considerado um dos melhores produtos naturais para o tratamento e prevenção queda de cabelo. O óleo de semente de abóbora auxilia no combate ao DHT, que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de miniaturização, enfraquecimento e perda dos cabelos.
Soja: Com baixa taxa de gorduras saturadas, o óleo extraído dessa leguminosa é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais e dermo-compatíveis que restauram camada protetora da pele: 55% de ácido linoleico, 7% de ácido linolênico e 24% de ácido oléico. Possui propriedades nutritiva e emoliente
Manteigas:
Manteiga de Açaí: Rica em ácidos graxos e essenciais; Ômega 3, 6 e 9; fitosteróis; vitamina C e polifenóis (antocianinas). Recomendada para produtos anti-idade e produtos pós-sol.
Manteiga de Cupuaçu: Possui extrema capacidade de absorção de água, superior à lanolina e outros esteróis de origem vegetal ou animal. A manteiga de cupuaçu é um emoliente que promove toque agradável, macio e suave, facilitando a umidade natural e elasticidade com grande eficácia em cabelos secos, onde através da sua alta absorção de água promove uma boa hidratação trazendo de volta a elasticidade.
Manteiga de Cacau: Usada como emoliente, contém antioxidantes naturais e ácidos graxos essenciais com propriedades nutritivas e hidratantes que evitam a perda de água. A indústria cosmética também utiliza a casca e os grãos do cacau, ricos em teobrominas e cafeínas, ativos com propriedades antioxidantes.
Manteiga de Karité: usada para hidratar a pele e os cabelos. É considerada um produto multiuso, que garante pele macia, hidratada,proteção solar eficaz, cabelos brilhantes, couro cabeludo saudável, efeito antipoluição.
Como usar? Bom, eu costumo passar na noite anterior quando vou lavar pela manhã (não lambusa o travesseiro, juro!!!)... dai é só lavar como de costume (pra quem faz no/low poo, mesmo não usando shampoo não fica oleoso após a lavagem ok?), No momento que passa fica com um péssimo aspecto, mas depois que lava você vê o resultado! Outra maneira para quem não lava logo pela manhã, é passar um tempo antes do banho mesmo (quanto der, meia hora, uma hora...) e proceder a lavação como de costume!
Obs.: Sempre usei óleo até hoje, nunca usei as manteigas puras... mas vale lembrar que esses óleos e manteigas, quando presentes nos cosméticos, também trazem ótimos resultados! Já usei a Manteiga de Hidratação Capilar de Cacau da Natura, muito boa!
Gostaram?? Esses óleos podem ser encontrados em casas de produtos naturais e em alguns sites da net também! Comentem suas experiências!
Beijos!
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Testei: Linha Finally
A Emoly Cosméticos me mandou alguns produtos da Finally (linha anti-quebra e a Mel & Vanilla) pra eu testar e dar minha opinião pra vocês. Eu já tinha feito um vídeo sobre ele, então vou fazer uma review escrita, e, quem preferir, dá uma olhada no vídeo:
A linha Finally Finalização (embalagem roxa) é composta por shampoo, condicionador, creme de pentear, máscara, reparador de pontas, pomada, defrizante, redutor de volume e serum.
Tudo dessa linha é absurdamente doce, e eu amo isso. Até o reparador de pontas tem o cheirinho, é uma delícia. Ah! E o melhor de tudo: tem filtro solar.
- Shampoo e condicionador: Não me dei muito bem com eles. Deixou o meu cabelo um pouco ressecado, mais ficou com um perfume super gostoso.
- Creme de pentear: Também não me dei com ele, pesou um pouco meu cabelo, e eu passei bem pouquinho. Vou dar uma nova chance pra ele! :-)
- Reparador de pontas: I love it!! Sela as cutículas e melhorou bastante as minhas pontas duplas. Sem contar no cheiro, né? Recomendadíssimo.
- Pomada: Adorei. Tem uma textura bem leve, dá um brilho incrível e maciez... E não pesa nada no cabelo (se passado corretamente, claro).
- Defrizzante modelador com ceramida D-Pantenol: É um dos meus produtos preferidos. Eu já uso faz uns 2 anos e adoro. Auxilia muito na escova pra dar um efeito super liso, adoro.
A linha Finally Mel & Vanilla é uma edição especial e é composta por: shampoo, condicionador, máscara, defrizante, creme para pentear, reparador de pontas, body lotion e body splash.
Se você acha que a linha roxinha era doce, é porque ainda não sentiu o cheiro dessa. É muito, muito, muito doce. Dessa linha, me enviaram:
- Defrizzer Mel & Vanilla: O cheiro doce que fica no cabelo é maravilhoso, achei que facilitou bastante a escova mais me deixou com um pouco de frizz.
- Body Lotion (hidratante): Eu sou maluca por cheirinhos doces, então eu fiquei maluca por esse hidratante, achei uma delícia. Só não posso usar todo dia, porque é certo que vou enjoar. Não achei que ele hidrata não, só é cheirinho mesmo.
- Body splash: Quando eu cheirei, pensei: 'nossa, tem cheiro de remédio, eca! não vou usar isso não'. Ele realmente tem cheiro de remédio no frasco, mais na pele não fica... Mais tem que passar pouco, se não vão achar que você acabou de sair da doceria.
Há! E pra completar, eles me enviaram dois produtos pra sortear pro pessoal do meu canal.
Quer participar? É só clicar aqui e seguir as instruções, é super rápido. Mais corram, que finaliza ás 00:00hrs do dia 10/02. Boa sorte!
E logo logo tem sorteio aqui no blog, viu? ;)
O site da marca é o www.emoly.com.br
Beijos!!