quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Como fazer escova em casa

Cabelos lisos escorridos, ondulados, modelados são só alguns dos resultados que uma boa escova pode fazer. Seja para um evento especial ou apenas para uma balada ela é uma ótima saída. Sua média de valores pode variar de R$10,00 a R$ 70,00, dependendo do comprimento dos fios e do salão. E não é sempre que temos dinheiro e disposição pra enfrentar esta maratona, então vão umas dicas para fazer uma escova lisa durar mais e ficar mais bonita.

Pra começar essencial ter os aparelhos e apetrechos, são eles: secador, escova, pente p/ desembaraçar o cabelo, presilhas ou piranhas e prancha (se desejar um cabelo mais chapado ou p/ quem tem cabelos muito volumosos).

O primeiro passo é lavar o cabelo, o cabelo tem que estar limpo para se ter um bom resultado.
Use um xampu específico para seu tipo, depois aplique uma máscara deixe o tempo indicado, enxágüe e finalize com condicionador, ou simplesmente utilize o condicionador. Mas lembre-se o calor pode trazer sérios danos com o tempo, então hidratação nunca é demais.

Após a lavagem, retire a umidade do fio apertando delicadamente uma toalha na cabeça, nada de esfregar nem de fazer turbante, isso pode fragilizar. Desembarace o cabelo, preferencialmente com um pente de dentes largos.


Aplique um leave-in com termoproteção (nunca use secador sem ele, senão os cabelos “queimam”), e com o secador na potencia máxima seque uns 70% o cabelo. Se desejar cabelo com mais volume seque o cabelo levantando a raiz, se quiser sem volume seque abaixando a raiz, de cima para baixo. (Cabelos com tendência a oleosidade prefira leave-in leves, com texturas mais fluídas ou em gel, sem esquecer da termoproteção).

Após a secagem separe uma parte do cabelo começando pela nuca, separe uma mecha de dois a três dedos de espessura e prenda o resto do cabelo com as piranhas, divida ela ao meio. A mecha da esquerda puxe para seu lado esquerdo e comece a alisar o cabelo, sempre se alisa primeiro a raiz, depois comprimento e por último as pontas. Vá girando a escova e jogando o ar quente em cima da parte trabalhada, o secador tem que estar a uns 10 cm de distância.

Com a raiz bem alisada é hora de passar para o comprimento, ao mesmo tempo que dá uns leves giros na escova vá deslizando-a em direção as pontas, esse movimento não pode nem sem muito rápido nem muito lento, após ele já estar liso faça novamente três vezes para garantir uma melhor duração.

Chegou as pontas, a parte mais gostosa rs para manter uma aparência natural vire as pontas para dentro ou para fora, a gosto do cliente, basta vc ficar girando a escova apenas nas pontas com o ar do secador direcionado a elas. Quanto menor a escova mais as pontas ficam viradas.

Repita esse processo até chegar a parte da frente da cabeça e reserve uma franjona (mesmo se vc não tem franja reserve). Nessa área deve se repartir o cabelo de lado, começado pela orelha chegando até a divisão do meio do cabelo (ou até a parte que vc reparte), depois só passar para o outro lado.

Depois disso é hora de escovar a franja, essa deve ser escovada pra frente, dê bastante atenção a ela pois é a parte que mais aparece, deve se escovar pra frente pra ficar com um volume legal e com um bom caimento. 


Terminando aplique uns bons jatos de ar frio para baixar os fios rebeldes e dar mais brilho, não se preocupe isso não estraga todo o trabalho que vc teve rsrsrs 

Uma escova bem feita dispensa uma prancha e fica com um resultado até mais bonito, mas se vc gosto de um cabelo chapadão separe mechas finas (separe as mechas assim como foi na escova) passe um termorpotetor pra prancha (eles não podem ser úmidos) e passe ela lentamente(não tão lento), de uma a três vezes, se vc conseguir um resultado legal com apenas uma passada a saúde do seu cabelo agradece.

O bacana da prancha é que ela pode modelar legal as pontas, basta apenas virá-las para dentro ou para fora, nunca passe ela reta pois pode deixar o cabelo com um aspecto espigado.

Depois de tudo isso o cabelo dos sonhos já está pronto, só pra finalizar use um reparador de pontas, silicone ou pomada seca, coloque um pouquinho na palma da mão espalhe bem e passe no comprimento e pontas do cabelo, se desejar use um pouco de spray fixador.


Recomendações: 
*Leave-in com termoproteção é um defrizante, para um resultado liso, tem outro produtos tbm como mousses com termoproteção entre outros, tbm são válidos, a escolha depende do resultado que se quer.
* Mesmo com hidratações e proteção o calor danifica o cabelo(já imaginou sem?), não abuse;
* Menos é sempre mais, nunca use grande quantidade de produtos;
* Peça ajuda a uma amiga, uma pode fazer o cabelo da outra;
* Nem sempre o que é caro é bom e o que é barato é ruim, tem muitos produtos excelentes com bom preço;
* Com o tempo vc vai aprimorando o modo de separar as mechas, pode até criar seu próprio estilo e tbm pegando as manhas, não desista na primeira tentativa;
* Sempre utilize uma escova para o seu comprimento e tipo de cabelo.

Bom pessoal, boa sorte e dúvidas estamos abertos.
Abraços ;)

3 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    mim escrevi aqui ta se
    escreva no meu blog si
    gosta né beijao
    tenha um bom dia!!
    http://kapelly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. bosta e o saiu da seu c u fala coisa q vc naum sabe naum so

    ResponderExcluir