quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Umectação!!

Olá! Cá estoy jho novamente (¬¬) pra falar com vocês!!

Hoje quero tratar de uma ultra descoberta pra mim: a umectação!! Umectar nada mais é que utilizar óleo/manteiga vegetal pura nos cabelos, de forma a devolver a umidade - e nutrí-los!

Das coisas que aprendi, tem uma hiper importante: existem três passos para se conseguir um cabelo verdadeiramente tratado por inteiro: você tem que primeiro hidratar, depois nutrir e depois reconstruir, necessariamente nesta ordem, pois é ela que permite que nosso cabelo "sugue" o máximo dos produtos!! Nos cabelos cacheados, como já disse aqui trilhões de vezes, tratá-lo é essencial! E os óleos vem fazer o papel da oleosidade natural que não consegue encontrar as pontas do nosso cabelo, lembra? Como falei neste post aqui.

A umectação entra na fase do nutrir: cada óleo vegetal tem nutrientes essenciais para nosso cabelo!

Achei um post muito legal no blog Encaracoladas, este aqui.

Vou colar a parte que fala sobre alguns dos óleos e manteigas vegetais existentes e suas propriedades, mas vale lembrar: procure óleos que sejam puramente vegetais - principalmente se você pratica low/no poo, pois os óleos mineirais não "desgrudam" do cabelo sem agentes de limpeza profunda!

Óleos:

Açaí : Sua estrutura é principalmente composta de: antocianidinas, fitoesteróis, ácidos graxos essenciais (EFAs) e vitamina C.Com uma potente ação antioxidante, possui até 50% de Ácido Linoléico (Ômega-6) e até 30% de Ácido Olêico (Ômega-9).

Abacate: Com vitaminas A, B1, B2, D and E, proteinas e D-Pantenol (Vit.B5). Ele também contem os minerais potássio e mágnésio. É empregado na hidratação e proteção da pele dos raios solares. É um óleo pesado e por este motivo recomenda-se misturá-lo a outro óleo carreador.

Óleo de abacate não-refinado (Persea americana):
Também prensado a frio e filtrado sem o uso de solventes. O óleo é derivado da polpa do fruto e não do caroço, pois o óleo presente no caroço é tóxico. O óleo contém uma alta proporção de ceras e é rico em proteínas, vitaminas (A, B e D) e sais minerais. O óleo turva-se naturalmente em dias de baixa temperatura e solidifica-se quando resfriado. A indústria cosmética considera esta característica natural do óleo não atrativa à venda e tende a refinar o óleo, o que leva à remoção das propriedades que distinguem o óleo de abacate dos outros óleos vegetais como as vitaminas, proteínas e sais minerais. O óleo refinado não turva-se a baixas temperaturas é inodoro e sem cor, enquanto o natural não-refinado retém a cor verde escuro, freqüentemente possui resíduos e possui um odor forte de nozes.

Andiroba: É emoliente, anti-séptico, antiinflamatório, cicatrizante, regenerador de tecido cutâneo,além de ser formador de filme oclusivo.

Amêndoa doce: Rico em vitaminas A e B, é emoliente, tem alto poder penetrante. Possui propriedades, hidratante, amaciante e nutritiva.

Castanha do Pará:Obtido da prensagem das nozes. Constituído de 67% de ácidos graxos insaturados, além de proteínas, sais minerais e vitaminas A e B. Ótimo para tratar cabelos secos, deixando-os sedosos e com brilho. O uso freqüente deste óleo intensifica os cabelos pretos

Coco - Babaçu (Orbignya oleifera),Coco da Bahia (Cocus nucifera), Murumuru, Palmiste (Elaeis guineensis): de fácil absorção, emoliente e nutritivo, rico em Vit.E

Gergelim: Excelente para todos os tipos de pele, especialmente com problemas de eczema, psoríases .Lubrificante, emoliente, antiinflamatório e restaurador de camada lipídica.

Óleo de gergelim não-refinado (Sesamum indicum):
O óleo obtido por prensagem a frio das sementes e contém vitaminas A, B e E. É empregado na hidratação e proteção dos raios solares.

Gérmen de trigo: Vitaminas E, B1, B2, B5, B6 e PP, além de lipídios, lecitina e aminoácidos agem sobre as estruturas vasculares, regeneram, nutrem e conferem elasticidade à pele e aos cabelos. Utilizado em blends, como antioxidante, por conter alto teor de vitamina E, sendo um ótimo conservante. Importante no tratamento de cabelos secos.

Girassol: Rico em vitaminas E, A, C, and D e minerais,de fácil absorção é amaciante e hidratante Tem ação emoliente e revitalizante. Facilmente absorvido pela pele, contém alta concentração de vitamina E, recomendado para peles delicadas e secas/cabelos. Média oleosidade, excelente óleo base, para todos os tipos de pele.

Jaborandi: A policarpina atua sobre a matriz dos fios de cabelos.

Jojoba(Simmondsia chinensis): Penetra rapidamente na pele, nutrindo-a. Suavizante e hidratante para peles secas e maduras. Óleo de grande compatibilidade com a pele humana, fornecendo maciez aveludada. Auxilia no controle do acúmulo de sebo na acne vulgar, devolvendo a oleosidade natural da pele. Ajuda na cura de peles inflamadas ou em peles com psoríases ou qualquer forma de dermatites, sendo excelente para o tratamento e o controle de peles acnéicas, oleosas. Elimina os acúmulos de agentes no couro cabeludo que podem provocar a caspa, sendo eficaz em seu tratamento. Deixa o bulbo limpo e livre para o crescimento de novos fios. É um óleo antioxidante natural, ajudando outros óleos a não rancificarem rapidamente, agindo como nenhum outro óleo no mundo. Bom para diluí-lo com outro carreador. Utilizado na elaboração de óleos aromáticos e, quando diluído com óleo essencial, funciona como perfume ou para tratamentos faciais. Excelente coadjuvante em óleos de massagens, óleos de corpo e para tratamento capilares. Média oleosidade, balanceador da pele, equilibrando-a.

Linhaça: É uma rica fonte de ácidos graxos essenciais: ômega 3, ômega 6 e ômega-9.

Neen (Azadirachta indica): Dentro da cosmética, o óleo de neem atua restaurando a maciez e elasticidade natural da pele, enquanto age como um desinfetante da mesma. Neem também pode ser adicionado ao shampoo, óleo pós-banho e cremes hidratantes. Excelentes propriedades antifúngicas são relatadas. Trata a queda de cabelo e descamação da pele.

Maracujá: O fruto é rico em vitaminas A e C, minerais como cálcio, ferro e fósforo. Na indústria cosmética é utilizado em cremes, xampus, loções, óleos, sabonetes, entre outros.

Oliva: Tem ação regenerativa em virtude da sua alta concentração de ácido oléico, excelente emoliente. Muita oleosidade, bom para ser diluído com outro óleo carreador.

Rosa Mosqueta: Rico em ácido linoléico, revitaliza a pele. É uma excelente fonte de vitamina C.

Semente de Uva: Óleo usado em aromaterapia e massagem, considerado um bom óleo carreador. Compatível a todos os tipos de pele e de fácil absorção. Contém vitamina E, alta porcentagem de ácido linolêico, assim como outras vitaminas e sais minerais.
O óleo de semente de uva normalmente comercializado é extraído por solvente (processo de infusão em óleo de soja) , refinado e desodorizado. É indicado no tratamento de obesidade, celulite e estrias, pois auxilia na elasticidade dos tecidos, reduz o inchaço e o edema, restaura o colágeno e melhora a circulação periférica. Atua como excelente antioxidante.

Semente de Abóbora (Curcubita peppo): O óleo é extraído das sementes da abóbora por prensagem a frio. Atualmente têm sido considerado um dos melhores produtos naturais para o tratamento e prevenção queda de cabelo. O óleo de semente de abóbora auxilia no combate ao DHT, que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de miniaturização, enfraquecimento e perda dos cabelos.

Soja: Com baixa taxa de gorduras saturadas, o óleo extraído dessa leguminosa é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais e dermo-compatíveis que restauram camada protetora da pele: 55% de ácido linoleico, 7% de ácido linolênico e 24% de ácido oléico. Possui propriedades nutritiva e emoliente

Manteigas:

Manteiga de Açaí: Rica em ácidos graxos e essenciais; Ômega 3, 6 e 9; fitosteróis; vitamina C e polifenóis (antocianinas). Recomendada para produtos anti-idade e produtos pós-sol.

Manteiga de Cupuaçu: Possui extrema capacidade de absorção de água, superior à lanolina e outros esteróis de origem vegetal ou animal. A manteiga de cupuaçu é um emoliente que promove toque agradável, macio e suave, facilitando a umidade natural e elasticidade com grande eficácia em cabelos secos, onde através da sua alta absorção de água promove uma boa hidratação trazendo de volta a elasticidade.

Manteiga de Cacau: Usada como emoliente, contém antioxidantes naturais e ácidos graxos essenciais com propriedades nutritivas e hidratantes que evitam a perda de água. A indústria cosmética também utiliza a casca e os grãos do cacau, ricos em teobrominas e cafeínas, ativos com propriedades antioxidantes.

Manteiga de Karité: usada para hidratar a pele e os cabelos. É considerada um produto multiuso, que garante pele macia, hidratada,proteção solar eficaz, cabelos brilhantes, couro cabeludo saudável, efeito antipoluição.

Como usar? Bom, eu costumo passar na noite anterior quando vou lavar pela manhã (não lambusa o travesseiro, juro!!!)... dai é só lavar como de costume (pra quem faz no/low poo, mesmo não usando shampoo não fica oleoso após a lavagem ok?), No momento que passa fica com um péssimo aspecto, mas depois que lava você vê o resultado! Outra maneira para quem não lava logo pela manhã, é passar um tempo antes do banho mesmo (quanto der, meia hora, uma hora...) e proceder a lavação como de costume!

Obs.: Sempre usei óleo até hoje, nunca usei as manteigas puras... mas vale lembrar que esses óleos e manteigas, quando presentes nos cosméticos, também trazem ótimos resultados! Já usei a Manteiga de Hidratação Capilar de Cacau da Natura, muito boa!

Gostaram?? Esses óleos podem ser encontrados em casas de produtos naturais e em alguns sites da net também! Comentem suas experiências!

Beijos!

11 comentários:

  1. Eu adooooro! umecto os cabelos toda vez que vou lavar, atualmente tô usando o essentials oils da avlon e realmente é uma forma de melhorar o cabelo. Ja usei tbm a manteiga de karité pura mas ela é muuuito concentrada e ficou um pouco oleoso o cabelo, as manteigas eu prefiro usar misturada com creme na hora de hidratar.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Post, e obrigada pela referência! Já estou seguindo vcs!
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, Vah! Bem resumidinho, legal pra guardar no favoritos. Gosto de usar cápsulas manipuladas de ômega 3, ômega 6, ômega 9, vitamina A e vitamina E puras e vou alternado-as. Embora não tenha o cabelo cacheado, esse procedimento é bom pra todo tipo de cabelo. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Vah, tnho uma duvida com relação às 3 fases: hidratação, nutrição e reconstrução. A gente alterna esses processos, tipo, hj eu hidrato, da proxima e faço a nutr~ição, etc., ou passo um tmpo fazendo determinado processo, tipo, passo um tmpo soh hidratando, outro soh nutrindo, e tal?
    Parabéns pelo post, ficou ótimo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi JuH! Então, você deve fazer os 3 processos meio em ordem, pois para que vc nutra o cabelo é necessário ele estar hidratado, e para que vc construa é necessário estar nutrido! Mas a reconstrução, dependendo de vc ter quimica ou não, pode ser feita com menos frequencia, tipo 1x ao mês (vc vai ter que ver a necessidade do seu cabelo). Já a hidratação pode ser feita toda semana, e se puder, a nutrição também! Se não, intercale, hidratação uma semana e nutrição na outra!
    Espero ter ajudado!!
    Beijo meninas, brigada pelos comentssss!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vah, esclareceu e mtoo, vou fazer uma semana de hidratação, outra d nutrição, aih reconstruo; e começo tdo dnovo.
    ;)
    Mto obrigada viu

    ResponderExcluir
  7. oie Vah
    Vc sabe onde encontro oleo de jojoba em Sao Paulo capital, queria tanto...mas nao estou encontrando.
    Amei a materia!!!
    obrigada
    bjs!
    Amei a materia

    ResponderExcluir
  8. Oi Vah, estou com uma duvida sobre os processos de hidratação nutrição e reconstrução dos cabelos, não sei como faze-los, que vergonha né! mas fazer o que. Será que vc podia me dar um help?
    Como faria cada passo? Ou seja o que é a hidratação a nutrição e a reconstrução? Vc poderia indicar alguns produtos para cada etapa, que não sejam muito caros de preferência, rsrsrsrsrs. Obrigada e Bjos

    ResponderExcluir
  9. ludmilla, flor, desculpa, moro em Joinville.. mas vc pode dar uma olhadinha em sites, quem sabe uma compra online seja uma solução! Bjo!

    Tatiana, não tem vergonha nenhuma em não saber como fazer os 3 passos, eu não sabia até.. mto pouco tempo! Vamos lá: os passos são, nessa ordem: hidratar, nutrir, reconstruir. Hidratar é repor a água perdida dos cabelos, que se perde simplesmente por agressões que eles sofrem, vento, poeira, processos quimicos... a maioria dos cremes são hidratantes, por exemplo, pantene para seu tipo de cabelo! Nutrição é onde você repõe os "componentes" do cabelo que também se perdem, lipídios, proteinas, etc... Aqui vc pode optar pela umectação, é uma ótima para a nutrição!! E para reconstruir, ai entra a queratina, a creatina, os componentes essenciais da fibra do cabelo.. bons cremes são os RMC, e o Seda Reconstrução Estrutural é baratinho e tá sendo um sucesso!
    Espero ter ajudado :)

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas! =)
    Mas eu gostaria de mais uma, se alguém puder me dar... hauah
    Estou voltando aos cachos ;x e gostaria de saber qual seria o óleo que me ajudaria melhor a ter o cachos mais definidos?!
    obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Adorei este post! Estava procurando no google materias sobre umectação e apareceu vosso Blog! Amei!!!
    Ja to seguindo.
    Visitem meu blog, tem super sorteios la!

    http://produtostopdegama.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tire sua dúvida