quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Cabelos Oleosos


Olá queridos !


O seu problema é que o cabelo pesa com qualquer coisa ? Vai ficando oleoso ao longo do dia ? Perde aquele brilho natural e fica feio ? Bom, ou o seu cabelo é realmente oleoso, ou você comete alguns erros (: O meu cabelo é bastante oleoso, inteiro ! [Antes, era misto: oleoso na raiz e normal/seco nas pontas]. Aos poucos eu fui descobrindo dicas que eu testei e deram certo, mas não fazem milagres ! São cuidados básicos que ajudam a segurar a produção de óleo, e manter os fios brilhosos !

Lavagens: Os Shampoos para cabelos oleosos (chamados adstringentes) limpam bastante os fios, ajudam no equilibrio da produção de óleo, porém, se você utilizar SEMPRE esse tipo de shampoo, com o tempo, há o ressecamento dos cabelos. E acredite, cuidar de um cabelo seco,é bem mais difícil do que cuidar dos nossos oleosos. Pois bem, "mas Flor, se eu não usar pra cabelos oleosos, fica feio :(", eis a questão ! A dica pra lavagem é: Lave com shampoo adstringente, e logo em seguida, lave com um shampoo hidratante de sua preferência. Isso faz com que o primeiro, retire a oleosidade excessiva, e o segundo venha conferir hidratação aos fios. Condicionadores e márcaras, só do comprimento para as pontas, sempre !



Durante o dia: Eu sei que essa talvez seja a dica mais difícil de se adaptar, nem eu me adapto ! Você fica passando as mãos no cabelo ao longo do dia? Ahá, acertei, né ? Isso aumenta exageradamente a produção e a distribuição de óleo pelos cabelos. O jeito é tentar parar de acariciar tanto as madeixas (: É bom reparar também, se você não sofre de hiperidrose (suor excessivo) nas mãos e fica passando nos fios. Cada detalhe é importante.




Leave-in: Procure aqueles que são mais fluidos, líquidos, livres de óleos. Águas para pentear são a chave da leveza para os cabelos. Mas se tiver paciência, pode ir testando mais alguns, até dar certo. Pra mim, os que são em creme e não pesam são: Elsève Nutri Gloss, Seda Keraforce, e o Creme Noturno Reconstrução estrutural da Seda também. Aplique pouco, e nos cabelos ainda molhados. Outra dica, é a quantidade e a forma de aplicar: O tamanho de uma moeda de um cinquenta centavos para cabelos médios. Esfregue uma mão na outra até o creme dar aquela esquentadinha, ficar branquinho nas mãos e distribua no comprimento dos fios.

Dicas extra:

Sabonete de Enxofre da Granado.
"Enxofre? Mas meu cabelo vai ficar fedendo !" Não, não vai. Quando você passar o shampoo pela primeira vez (o shampoo para nossos oleozinhos queridos) você pega o sabonete, faz espuma na palma das mão e aplica esfregando bastante - sem as unhas- no couro cabeludo, sem esfregar no comprimento. E enxagua, depois usa o shampoo hidratante qualquer.. Isso segura a oleosidade quando sei que vou precisar ficar pelo menos dois dias sem lavar os cabelos.

Tônico de Alho da Gota dourada
Sim, fede muito ! Mas depois da lavagen sai o cheiro. Fortalece os fios e ajuda a controlar as células nervosas na produção de óleo. Use-o três horas antes da lavagem, ou durante a noite e lave na manhã seguinte.

Qualquer pergunta a mais, ou réplica, é só usar os comentários pessoal (:
Beijos, até o próximo post !

8 comentários:

  1. O foda de shampoo pra cabelos oleosos é que na verdade o que é oleoso é o couro cabeludo, e não os fios... daí esse tipo de shampoo adstringente demais resseca os fios... mas o couro cabeludo continua oleosíssimo! E realmente fica bem mais difícil tratar um couro cabeludo oleoso com os fios ressecados! =/

    Eu sofro com a oleosidade, mas passo longe de produtos pra cabelos oleosos... só detonam o cabelo no meu caso, por ser muito fino e tingido. Prefiro usar um shampoo de uso frequente, sem muitos componentes oleosos, e condicionador de bebê na raiz e franja pra desembaraçar.

    ;o)

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas.. ah.. e tem outra, ao lavar o cabelo oleoso deve lembrar que se lava o couro cabeludo e não o cabelo, a água da lavagem que passa p/ o cabelo é o suficiente p/ lavar os cabelos. Não se deve esfregar o cabelo, somente o couro cabeludo. Fazendo isso 2 vezes e logo em seguida passar o condicionador ou máscara do meio p/ pontas do cabelo enxaguar, secar e leave-in indicado nas pontas. Sucesso FLOR!!

    ResponderExcluir
  3. Também sofro desse mal, minha juba é super oleosa!
    Faço o que a Lyvian disse, passo shampoo só no couro cabeludo e nunca esfrego o cabelo. Também faço movimentos retos e não circulares(ajuda a aumentar e distribuir a oleosidade dos cabelos).
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Meu cabelo e pele sempre foram super oleosos, e foi curioso ler o comentário sobre hiperidrose, pois tinha desde criança (fiz simpatectomia, pra quem n sabe, eh uma cirurgia para interromper o sour das mãos e começar a suar o corpo todo, o que chamam de suor compensatório, um monstro que os médicos tratam como "mansinho")...enfim, tive que tomar por duas vezes roacutan por causa da acne, que mesmo com 24 anos, insistiam em aparecer!!Esse tratamento atrofia as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção dessa substância "sebo", que deixa os cabelos e a pele com um aspecto oleoso.
    Foi o fim da oleosidade pra mim, pode parecer bom, mas meu cabelo sofreu bastante, caiu, quebrou e ficou extremamente seco!
    Ah que saudade dos meus cabelos oleosos!rs rs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A Granado lançou um xampu de enxofre... pra quem tem medo do sabonete ele é uma boa pedida :)

    ResponderExcluir
  7. Pow... e quem é homem ? Sou homem meu cabelo é oleoso qual é a dica ?

    ResponderExcluir