terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cuidados Básicos com Cabelo: Começando a Hidratar!


Oi pessoal!

Diariamente eu vejo pessoas que estão começando a cuidar de seus cabelos mas não sabem por onde começar, e se perdem no mundo de informações que encontram. O objetivo desse post é dar as noções básicas de cuidados para essas pessoas, dar um chão para começarem a pesquisar sobre o assunto, entende? Vamos lá!

O que cada produto faz?
Shampoo – Abre as escamas do cabelo e limpa os fios. Deve ser enxaguado.
Creme/Máscara de Hidratação – Descrito no próximo parágrafo.
Condicionador – Desembaraça e fecha as escamas do cabelo, conferindo brilho e maciez aos fios. Deve ser enxaguado.
Creme de Pentar /Leave-In – Ajuda a modelar os fios e abaixar o volume. Não deve ser enxaguado.
Termoprotetores – São produtos para serem usados antes de fazer escova, chapinha ou babyliss. Eles protegem o cabelo do calor, reduzindo o dano causado por estes processos. Podem ser mousses, desfrizantes, ativadores de cachos, etc. Não deve ser enxaguado.
Mousse – A maioria dos mousses servem para modelar, fixar penteados e dar volume, mas há exceções. Não deve ser enxaguado.
Silicone – Protege o cabelo contra agressões externas, formando uma capa no fio. Não trata o fio, é como se fosse maquiagem: fica bonito quando passa, mas quando lavar volta ao normal. Não deve ser enxaguado.


O que significam esses termos?
Termoativado – Significa que um creme é ativado com a ação do calor.
Termoprotetor – É quando um creme protege os fios da ação do calor (chapinha, secador, babyliss...)
pH – É a medida que indica se algo é ácido (ph de 0 a 6,9), neutro (ph 7) ou básico (ph de 7,1 a 14. Produtos de pH alto abrem as escamas do fios, deixando-os ásperos e sem brilho. Produtos de pH baixo fecham as escamas dos fios, conferindo brilho e maciez. Para o uso diário, não recomendamos produtos com pH neutro. Um shampoo normalmente tem pH entre 6 e 5, e um condicionador, entre 4 e 3.


O que é a hidratação e o que ela faz nos cabelos?
Diariamente, nosso cabelo é danificado pela ação do vento, sal, poluição, escovas, chapinhas, químicas e por ai vai. A hidratação é a reposição de vitaminas e nutrientes do cabelo, entre outras coisas. Um cabelo hidratado fica mais macio, brilhante e sedoso. Mas também existem hidratações que ajudam o cabelo a ficar mais liso, abaixar o volume, ativar cachos, aumentar o volume, entre mil outras funções. Tudo depende do creme que você usar. Mas lembrem-se que, apesar de ser algo muito bom e essencial para a saúde de um cabelo, hidratação não faz milagre gente! Existem pessoas que acreditam que hidratando um cabelo, vai conseguir deixa-lo extremamente liso. O máximo que pode acontecer é suavizar e acalmar o volume. E, se o cabelo estiver muito detonados, com muitas quimicas, não são apenas hidratações que vão salvá-lo. Precisa-se fazer reconstruções, cauterizações e outras coisas mais potentes, que a gente vai explicar em outros posts!


Como eu faço uma hidratação?
Para hidratar, primeiro deve-se lavar seu cabelo com shampoo, de preferência com um shampoo de limpeza profunda (anti-resíduos). Então, aplica-se o creme de hidratação de sua escolha e espere o tempo de ação do produto, que normalmente esta descrito no rótulo. Se quiser, você pode usar uma touca (pode ser de alumínio, plástico, isopor, térmica...) ou uma toalha para abafar e esquentar o cabelo, potencializando a ação do protudo. EU sempre deixo os cremes de hidratação por 30 minutos, independente do que está escrito no rótulo, e sempre uso uma touca de alumínio com uma toalha enrolada por cima. É algo que geralmente dá certo no meu cabelo, mas pode não dar certo no seu! Cada cabelo uma sentença ein! Então, depois do tempo de ação, enxague e se ver que há necessidade, use também um condicionador. Enxague novamente, e prossiga ao seu ritual normal de modelagem.


Qual hidratação (básica) é ideal para meu tipo de cabelo?
Virgens – Devem procurar cremes mais básicos, que confiram brilho e maciez aos fios.
Alisados e Descoloridos – Cremes com queratina, tutano e colágeno que ajudem a repor a massa capilar que o fio perde durante o processo químico.
Tingidos – Procurem cremes com ação anti-desbotamento e de baixo pH, para que a cor não saia facilmente. Devem ter o cuidado também de usar um shampoo que não seja tão adstringente, que limpe profundamente, para a cor não sair tanto com a lavagem.
Muito Ressecados – Cremes a base de óleos e lipídios. Procure também fazer umectações, proteger o cabelo com óleos vegetais antes de lavar.
Lembrando que todos devem intercalar os tipos de creme! Por exemplo, um cabelo alisado ou descolorido não deve viver apenas com cremes de queratina, pois pode dar excesso e ocasionar na quebra do fio. Procurem sempre intercalar com cremes de maciez, etc.
 

Com que freqüência devo fazer hidratações?

Isso é algo que varia de cabelo para cabelo, da qualidade do creme usado e do estado do cabelo. Normalmente, costuma-se fazer 1 vez por semana. Se o cabelo estiver bem saudável, pode-se fazer de 15 em 15 dias. Já se o cabelo estiver mais detonado, faça 2 vezes por semana. O meu cabelo não está detonado mas mesmo assim eu faço 2 vezes, por vício mesmo ;P.

Então é isso gente! Espero que tenham gostado e tenham entendido tudo =)
Não deixem de dar suas opiniões, dúvidas, críticas e sugestões nos comentários, haha!
Até o próximo post!

8 comentários:

  1. Eaae eu queria hidratar meu cabelo principalmente atras pq eu tive tricotilomania e deu muitas falhas agora ja parei com isso mas o cabelo ainda ta ressecado, oque eu uso pra fazer o cabelo crecer ? E hidratação eu ja to fazendo mas essas tocas ajudam muiito ? meu cabelo ta mt poko macio e meio duro ressecado no redemunho queria saber oque faz ajuudar pra isso
    e assim tipo lavar a cabeça de 2 em 2 ou 3 em 3 dias ajuda em alguma coisa em relação a quem lava todo dia ?

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria Erin..Bem completo! Está de parabéns!!! :o)

    ResponderExcluir
  3. o meu cabelo aaamaa manteiga de karité

    ResponderExcluir
  4. como falo para adiquiri este produto ,sou de Rondonopolis MT

    ResponderExcluir
  5. Adorei a matéria, meu cabelo está fraco e quebradiço, mas é oleoso na raiz, porem, não tenho condições de frequentar salões semanalmente, então, acredito que com essas dicas, conseguirei dar vida novamente a eles. Ah, só uma caisinha, gostaria de deixar meu cabelo da cor do cabelo dessa ruiva da foto (O que é a hidratação e o que ela faz nos cabelos?), qual será a cor que ficaria mais parecida? Meu cabelo é castanho, mas tem reflexo nas pontas...

    ResponderExcluir
  6. Excelente matéria, simples, direta e objetiva, tenho cabelos crespos e usei implante por 5 anos, agora resolvi tirar e meus cabelos estavam bastante danificados resolvi por indicação usar a linha Acquaflora, mascara de equilibrio estrutural com nanotecnologia, e recomendo é realmente muito bom , principalmente para cabelo rececado , mais sugiroo que use com moderação se exagerar na dose fica oleoso.

    ResponderExcluir