domingo, 10 de janeiro de 2010

Visagismo

Olá galerinha... 
Esse é a minha estreia aqui no blog. Vou falar um pouco sobre Visagismo que é uma arte bem interessante e rica p/ ser estudada a fundo. 
Inicialmente é uma arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquiagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos. 
É a partir desses conceitos de criação de imagem aliadas a conhecimentos de moda e arte, mais o interesse na personalidade da pessoa atendida, que se chega ao resultado final.

Antes de fazer qualquer mudança ou mexer em qualquer cabelo é preciso uma "consulta" para saber:
- Quem é aquela pessoa?
- Com o que ela trabalha?
- Qual imagem ela gostaria de passar?
- E o mais importante: o que lhe cai bem?

Na hora de escolher fazer uma mudança é preciso pensar em vários fatores. Tem muita coisa que interfere: o tom da pele e do cabelo, o formato do rosto, sua personalidade...
Você até pode se inspirar em alguma imagem que lhe agrade, uma atriz, cantora, modelo. Mas precisa observar se essa pessoa tem características parecidas com as suas e adequar tudo ao seu próprio estilo! Pensando nessas dicas na hora de mudar de visual, você tem muitas chances de escolher o melhor modelo para seu estilo de vida e essa decisão deve livrar você de arrependimentos posteriores. Escolha um cabeleireiro que lhe dê atenção, converse com você e a conheça verdadeiramente, pois se ele entender o que você deseja, sua profissão e o que você quer da vida, você já terá meio caminho andado para chegar no look ideal. Estar com um visual que lhe cai bem vale ouro!



Veja esse exemplo:"Recém formada em direito, essa moça precisava de uma imagem que lhe conferisse credibilidade, tirando seu ar juvenil, inadequado para essa nova etapa da vida. O corte, na altura dos ombros, expressa maturidade e independência, enquanto as linhas do corte repicado, viradas para fora, as mechas douradas e a franja em diagonal exprimem dinamismo, alegria e juventude."
(Cabelo, coloração e maquilagem: Suemar Borba e Equipe Su Beauty)



Os temperamentos segundo o Visagismo:


Beleza Sanguínea: é luminosa e vibrante. Dinâmica, festiva e motivadora. É também destemida e criativa. Ligada ao sol, sua cor é o amarelo. Irradia alegria e entusiasmo.
A personalidade sangüínea é caracterizada pela extroversão e a energia. Sangüíneos ocupam espaço e gostam de estar no centro de atenções. Gesticulam muito, são inquietos e falam e riam alto. São curiosos e motivados por novidades. Não gostam de rotina, nem de ficar confinados, por isso preferem trabalhar fora de escritórios. Também gostam de pessoas e têm facilidade de entusiasmar os outros. Não têm medo de novas empreitadas, mas podem ser impulsivos e, até, imprudentes.
No entanto, têm dificuldade em se estruturar, se concentrar e de ser constante, o que pode levá-los a serem superficiais. Por isso freqüentemente não terminam o que começam e são dispersivos e desorganizados. Às vezes são inconvenientes, por causa do entusiasmo excessivo. São desligados e “esquecidos” e com tendência a sofrer acidentes.


A beleza colérica: Expressa muita atitude. Poderosa, passional e independente, é também líder. Ligada ao coração, sua cor é o vermelho. Transmite força, coragem e determinação.
Os coléricos são pessoas fortes e decididas. Têm opiniões que expressam e defendem com força e paixão, o que faz com que pareçam intransigentes e autoritários. São emotivos e intensos. Podem ser explosivos, mas não guardam rancor. São fieis, corajosos, generosos e prezam a lealdade. Atuam em linha reta, perseguindo objetivos, e são obstinados, com tendência a serem teimosos. Terminam o que começam.
São motivados por desafios e podem ser insensíveis na busca dos seus objetivos. São dominadores, impacientes e intolerantes e podem ser arrogantes e orgulho- sos. São líderes que podem se transformar em tiranos.


A beleza melancólica: É elegante, sensível e artística. Profunda, charmosa e sofisticada. É ligada à água, sua cor é o azul. Transmite calma e organização.
Os melancólicos são sensíveis, quietos e introvertidos. Prezam a eficiência e competência, podendo ser perfeccionistas. São profundos, reflexivos e pensadores, com inclinação artística ou científica. Têm bom gosto e são refinados, com aparência bem cuidada. Preservam seu espaço e não gostam que sua privacidade seja invadida. Muitos são meigos e prestativos.Relutam em se arriscar e tendem a ser ansiosos. São organizados e gostam de manter listas de tarefas, com tendência à inflexibilidade quanto a normas e regras. Essa característica pode fazer com que se tornem controladores e conservadores, tolhendo sua criatividade, embora idéias não lhes faltam.


A beleza fleumática: É serena e espiritualizada. Meiga, acolhedora e abnegada. É também diplomática e amigável. Ligada ao éter, sua cor é o roxo. Transmite segurança e paz.
Os fleumáticos são amigáveis, pacientes e abnegados. São pacificadores e diplomáticos, pois não gostam de confrontos. Precisam de segurança, portanto não gostam de riscos. São constantes e fieis. São amorosos e carinhosos e transmitem um senso de satisfação e bem-estar. São adaptáveis e flexíveis, enquanto a sua comodidade não seja afetada.Não são competitivos, nem ambiciosos. Satisfazem-se com pouco. Isso podem torná-los acomodados, disinteressados e, até, indolentes. Tendem a fugir de responsabilidades. Não gostam de incomodar os outros, porque não gostam de ser incomodados. Freqüentemente, deixam as escolhas para os outros, pensando que estão sendo agradáveis, sem perceber que isso pode ser muito irritante e deixa uma imagem de indeciso.

E ai.. Já descobriu qual o seu temperamento e como usar o VISAGISMO a seu favor?

No proximo post vou falar mais sobre a arte e como relacionar ela a tipos de corte para cada tipo de cabelo e formato de rosto.
Bj bj bj! Lyvian :o)



4 comentários:

  1. Maravilhoso esse post, vou ler de novo pra descobrir com qual me identifico :D

    ResponderExcluir
  2. Aix... agora fiquei ansiosa pra saber o que é melhor pra beleza fleumática...nunca vi, me descreveram ali!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!
    Beleza sanguínea, definitivamente!!!hehehe
    A transformação da guria ficou demais!

    ResponderExcluir