domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cuidados Com a Haste Capilar




Com esse post, gostaria de iniciar uma parte teórica para entendermos melhor todo esse processo maravilhoso de limpar, tratar, condicionar, proteger etc. etc. os nossos fios. Quem me acompanha? rs


SHAMPOOS (Xampus):

Atualmente, o objetivo dos shampoos não é somente a remoção de sebum, suor, restos celulares, íons, ácidos graxos dos produtos de cabelo, partículas metálicas oxidadas e impurezas do couro cabeludo, mas também de ajudar na estética dos cabelos, afinal de contas, quem não quer ter belos fios?

Hoje, um shampoo pode ter mais de 30 ingredientes em sua fórmula, pois, além dos surfactantes, que são os agentes limpadores (detergentes), existem os agentes condicionantes para minimizar a agressão ao fio. Esses agentes podem ser lipídios, ácidos carboxílicos, agentes catiônicos (carga positiva) e silicones (dimeticona, amodimeticona).

O principal elemento de um shampoo é o surfactante. Esse é uma molécula com uma porção que se liga aos lipídeos do sebum e de outras impurezas, e outra porção que se liga à água, permitindo a remoção e o enxágue do material desejado.

Há 4 categorias básicas de surfactantes e cada um desses grupos tem diferentes qualidades de limpeza do couro cabeludo e condicionamento dos fios. Muitos surfactantes são combinados em uma mesma fórmula para alcançar o resultado desejado.

1)Aniônicos: limpeza profunda. Deixam o cabelo ressecado, duro e opaco.
Ex.: Lauril sulfato, lauril éter sulfato, sarcosinas, sulfossuccinatos.
Para manter o poder limpeza, porém minimizando a retirada do sebum dos fios, geralmente, a esses, são adicionados surfactantes não iônicos.

2)Catiônicos: limpeza fraca. Fazem pouca espuma, deixam o cabelo macio e maleável.
Ex.: Sais de amônio quartenário (pp. cloreto de cetil-trimetil amônio).
Devido a seu poder limitado de remover o sebum e por manter os cabelos macios, são utilizados em shampoos para cabelos secos ou quimicamente tratados.

3)Não iônicos: limpeza leve. Deixam o cabelo maleável.
Ex.: Álcool polioxietileno, ester sorbitol polioxietileno, PEG-80, alcanolamidas.
São limpadores secundários e utilizados em combinação com os aniônicos, suavizando-os.

4)Anfotéricos: limpeza moderada, não irritam os olhos. Deixam o cabelo maleável.
Ex.: betaínas, sulfateínas, cocodietanolamina, cocoamidopropilbetaína e cocoanfoacetato.
Comportam-se como aniônicos (limpeza profunda) quando em pH alcalino (alto) ou catiônicos (limpeza fraca) quando em pH ácido (baixo). Usado em produtos para bebê e cabelos finos.

Os shampoos e os tratamentos químicos aumentam a carga eletrostática dos fios (carga negativa), o que é compensado pela aplicação de creme rinse catiônico (carga positiva). Isso gera acúmulo de resíduos na cutícula. Tais resíduos aumentam a eletricidade estática dos fios, elevando as escamas e dando aos cabelos aspecto esvoaçante (frizz), difíceis de pentear e aparência desagradável.

Além disso, os ácidos graxos dos shampoos e condicionadores, se ligam ao cálcio e ao magnésio da água do chuveiro e se depositam na fibra capilar. Por isso, é necessária a aplicação semanal de um shampoo antirresíduo, cujo surfactante tenha alto poder adstringente, como o lauril sulfato de amônio.

Espero que tenham gostado e entendido, mas qualquer dúvida, estejam bem a vontade para perguntar. O que não souber responder, corro atrás para aprender também. Eu, particularmente, adoro entender o porquê das coisas, além de ser muito útil na hora de escolher o melhor produto para nossos cabelos.


Minha próxima resenha será sobre CONDICIONADORES.

Grande beijo e carinho a todos! :)))))))))))))))))))))))))))

Um comentário:

  1. Ahhhhh ADOREI ESSA MATERIA!! *-*

    é tão dificil achar na internet algum lugar qe fale dos ingredientes dos shampos, condicionadores, mascaras e tudo mais

    mew ta muito legaal esse blog
    Parabéins a toda equipe
    ;**

    ass Felp

    ResponderExcluir